Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 259 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1 ... 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 11:58 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Set 17, 2008 12:08 pm
Pessoal,

particularmente, acho que a pirataria deve ser avaliada com base em cada caso, não no fato em si. Por exemplo, não condeno o cara da vila que ganhou um pc do tio rico, ou de alguma promoção, e nao se adaptou com o linux. Quem usa porque precisa e não tem como pagar, não posso condenar. Agora, claro que quem usa de "safado", com dolo,podendo pagar, ai realmente deve ser responsabilizado.

O que concordo 100% com o Hugo é que o pior do Brasil é o brasileiro. Conheço um grande empresário, meu parente, que se recusa a ver filmes piratas. Muito bonito, se eu não soubesse que ele sonega tudo que pode da receita, finge rendimentos e cria artificios pra nao pagar ou pagar pouco imposto. Pirataria não pode, mas sonegar pode?

Abraços!

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 1:57 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Ter Set 05, 2006 2:53 pm
Hugo Queiroz escreveu:
Felizmente empresas grandes exigem nota fiscal e comprovante de legalização de ferramentas, mas empresas/empresários pequenos ainda precisam acordar pra isso. E só acordaram quando sentir no bolso por apoiar isso.

Concordo e discordo.
Obviamente que o melhor é ter os originais, tanto pelo suporte, quanto também pela consiência (tudo bem, considerando os que a tem...). Porém, fugindo um pouco do mérito Windows/Office/MS vs Preço ou Imposto vs não-sei-o-que, e entrando um pouco mais no que você sugeriu no título Hugo, acredito que alguns desenvolvedores a parte também deveriam mudar um pouco sua mentalidade.

Vou citar o meu caso. Meu pai possui 2 (pequenas) agropecuárias, e a alguns anos atrás, foi avisado de que teria de migrar das notas convencionais (de papel mesmo) para ECF. Tudo bem, migramos com os sistemas legalizados (e, na cidade inteira, somente fomos nós e outra agropecuária, dentre diversas, muitas muito maiores e com mais capital, simplismente continuam sonegando até hoje), na época tendo um custo estimado de ~3000 mil reais (~10% do faturamento mensal, na época), entre as licenças dos sistemas, impressoras e tudo para duas lojas. Desde então, exceto quando realmente necessitamos, os desenvolvedores dos sistemas ECF nunca entraram em contato, sequer para perguntar como estava o sistema e se eventualmente necessitamos de ajuda. Somente quando precisávamos, eles vinham para dar assistência, e cobrando, além de manter a cobrança de ~800 reais anuais para as duas licenças.
Nesse caso me questiono: obviamente há custos para o desenvolvimento e tudo, pois são profissionais com formação, e com altos custos. Porém, eles possuem muito mais clientes, como uma rede de supermercados da região, que possui dezenas de computadores com seus sistemas. Então, há necessidade de cobrar tanto, apenas pelo desenvolvimento, sem nem mesmo ligar ao cliente e perguntar como está o uso?

Não sei se você possui alguma pequena empresa ou algo do tipo, mas muitas vezes entra a questão do custo. Não é toda pequena empresa (pequena mesmo, não aqueles que sonegam 80% para ficar no SIMPLES) que tem capacidade financeira de manter todos os sistemas legalizados. Aqui, penamos (como dizem por aí) para manter legalizados, e sem nenhum retorno visível (ao contrário de um SO, que lhe permite usar bem o computador, ou um pacote Office, que lhe dá mais produtividade no trabalho).
Portanto pagar a desenvolvedores (nem vou citar a MS ou outros grandes, como a Adobe) por softwares, os quais muitas vezes não temos benefícios, pode ser tão difícil de maneira a inviabilizar os negócios.

Óbvio, há casos em que como já dito, o povo é corrupto mesmo ("por que original, se posso ter pirata?"). Mas por outro lado, várias empresas e desenvolvedores deveriam ao menos repensar seu modelo de negócios (como a empresa que falei), adicionando reais benefícios ao invés de apenas desenvolver um sistema, tirar uma cópia e vender cópias, reclamando de quem pirateia.

Particularmente, se pudesse eu piratearia o sistema que citei, simplismente por não ver benefícios nele. Por outro lado, se o desenvolvedor me ligasse ao menos uma vez por mês e perguntasse: "Como está indo nosso sistema? Necessita de alguma ajuda?", mesmo sendo 33 reais por mês cada licença, haveria da minha parte uma visão diferente de custo/benefício.

É minha opnião, sei que haverá gente que irá criticar ou concordar. Mas é fato que, tanto o consumidor precisa ser educado dos benefícios de software original, quanto os desenvolvedores (grande parte, não digo todos) precisam mudar sua visão de clientes e negócios.

PS: E o dito cujo do desenvolvedor, esses dias, tem a coragem de ainda querer que nós aqui nas agropecuárias, atualizemos os sistemas de forma adiantada por causa de uma norma federal, "empurrando" ainda outro sistema e querendo cobrar ~700 reais entre licença inicial (fora 20 reais mensais) e 5 horas técnicas. Bem, não digo mais nada...

T+

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 3:39 pm 
Moderador

Data de registro: Qua Out 17, 2007 1:45 pm
PCaLENHA, entendo perfeitamente seu ponto de vista, bora ver o que poderia ser feito pra melhorar isso.

Você pagou caro pelo software, e ainda paga suporte anual a ele, então você tem o direito de ser bem atendido. Eu tentaria ligar para eles e pedir um desconto afirmando exatamente isso que você está falando, o fato deles não preocuparem.

Se nada mudar veja se você tem o direito ao código fonte do programa pelo contrato de compra, dessa forma você não ficaria refém a essa empresa, qualquer outra empresa de suporte poderia fazer o serviço. Se não conseguir nada, eu pensaria começar a cotar o preço na concorrência e falar exatamente isso para eles, que está odiando o atendimento e está pensando em cancelar o contrato e fazer projeto com outra empresa.

Você está pagando, e caro, tem total direito de questionar e reclamar essas práticas.

E sobre as demais industrias, eu sinceramente denunciaria. Se eu estou pagando caro para ter tudo original enquanto meus concorrentes usam piratas, eu denunciaria. Não sei se alguma coisa seria feita, mas a partir do momento que você está agindo certo e mesmo assim está sendo prejudicado é por que tem gente que precisa ser punido.

Como estamos falando de Brasil é bem capaz que a pessoa que for investigar sua queixa seja simplesmente subornado e nada aconteca. Mas pode ser que ela seja uma pessoa honesta (ou que o suborno seja baixo ao ponto de deixar ela com raiva) e cumpra seu dever aplicando uma multa. Ou até iniciando um processo penal.

Brasil é um país diferente, se você não gritar e exigir seus direitos como cidadão ninguém vai fazer isso por você.

É o mesmo princípio de Lan Houses, se você tem uma Lan House com todos os programas legalizados e por isso seu preço é mais alto que a concorrencia, denuncie as outras que se aproveitam da pirataria para te prejudicar.

PS: E não, eu não tenho uma empresa, lan house, trabalho para a Microsoft ou ganho qualquer coisa direta ou indiretamente com isso. É apenas o que penso.

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 5:17 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Jul 09, 2003 1:55 am
alejandrosanz escreveu:
Pois é, dois pesos e duas medidas diferentes, isto foi sumariamente ignorado, pirataria é ilegal, contrabando e estelionato por parte de alguns anunciantes não.
Depois da parceria com a Microsoft pirataria virou crime hediondo por aqui.

Hahaha,pior que é verdade,bem que eu estava estranhando o excesso de discussão/preocupação sobre pirataria aqui ultimamente(mta notícia,coluna,etc,sempre com o falso moralismo e hipocrisia),mas entendi isso até ficar sabendo da parceria com a M$ ;)

Enfim,é o que falei aqui(mta gente que compra tudo 100% original deve ter discordado :roll:),mas ainda custa mto caro alguns softwares originais,bem que o Fpcs poderia é fazer parceria com a M$ fazendo promoção na compra de um Win7 da vida,iria ajudar bem mais do que ficar discutindo se pirataria é de cultura,comodismo,de que Brasileiro não presta,de que R$400 é baratinho em SO,enfim,essas baboseiradas todas..

Assunto do Tópico: Forumpcs e MS ??? Ex-Programador??? Sei
MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 12:57 am 

Data de registro: Sex Set 05, 2003 4:18 pm
DVSV escreveu:
alejandrosanz escreveu:
Pois é, dois pesos e duas medidas diferentes, isto foi sumariamente ignorado, pirataria é ilegal, contrabando e estelionato por parte de alguns anunciantes não.

Hahaha,pior que é verdade,bem que eu estava estranhando o excesso de discussão/preocupação sobre pirataria aqui ultimamente(muita notícia,coluna,etc,sempre com o falso moralismo e hipocrisia),mas entendi isso até ficar sabendo da parceria com a M$ ;)

Enfim,é o que falei aqui(muita gente que compra tudo 100% original deve ter discordado :roll:),mas ainda custa muito caro alguns softwares originais,bem que o Fpcs poderia é fazer parceria com a M$ fazendo promoção na compra de um Win7 da vida,iria ajudar bem mais do que ficar discutindo se pirataria é de cultura,comodismo,de que Brasileiro não presta,de que R$400 é baratinho em SO,enfim,essas baboseiradas todas..

.
.
>>>>>> Depois da parceria com a Microsoft pirataria virou crime hediondo por aqui

VIANNA, Túlio Lima. A ideologia da propriedade intelectual: a inconstitucionalidade da tutela penal dos direitos patrimoniais de autor.
http://www.tuliovianna.org/index.php?op ... &Itemid=67

VIANNA, Túlio Lima. Por uma nova política de direitos autorais para a América Latina: o software livre como instrumento de efetivação do direito econômico ao desenvolvimento tecnológico

A efetivação do direito econômico ao desenvolvimento tecnológico na América Latina atualmente encontra óbice na política internacional de comercialização de softwares proprietários. Além do elevado custo com as licenças de direitos autorais, tais softwares impedem qualquer adaptação do programa às necessidades locais. Contrapondo-se a este modelo populariza-se o software livre, que concede ao usuário o direito de usar, copiar, modificar e distribuir o programa livremente. A política estadunidense de colonização tecnológica da América Latina baseia-se em duas estratégias: a pressão pela criminalização e repressão à pirataria e a aculturação do mercado consumidor ao software proprietário. O objetivo do combate internacional à pirataria não é evitar o uso de programas comerciais não licenciados nos países emergentes, mas ampliar o mercado consumidor das empresas de software. Do ponto de vista econômico, a migração para o software livre eqüivale à pirataria e como tal é evitada a todo custo pelas empresas de software, seja através de uma publicidade muitas vezes enganosa ou pela aculturação dos consumidores com a doação de softwares proprietários para escolas e universidades. A adoção prioritária de software livre pelas administrações públicas dos países da América Latina não é mera política econômica de contensão de despesas, mas estratégia de incentivo ao desenvolvimento tecnológico latino-americano.

Veremos um Linux forte, um OpenOffice forte ou MUITOS CRACKERS, HACKERS, ENGENHARIA REVERSA....

Assunto do Tópico: Re: Forumpcs e MS ??? Ex-Programador??? Sei
MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 11:48 am 

Data de registro: Qui Ago 04, 2005 3:52 am
SouFator escreveu:
DVSV escreveu:
alejandrosanz escreveu:

Hahaha,pior que é verdade,bem que eu estava estranhando o excesso de discussão/preocupação sobre pirataria aqui ultimamente(muita notícia,coluna,etc,sempre com o falso moralismo e hipocrisia),mas entendi isso até ficar sabendo da parceria com a M$ ;)

Enfim,é o que falei aqui(muita gente que compra tudo 100% original deve ter discordado :roll:),mas ainda custa muito caro alguns softwares originais,bem que o Fpcs poderia é fazer parceria com a M$ fazendo promoção na compra de um Win7 da vida,iria ajudar bem mais do que ficar discutindo se pirataria é de cultura,comodismo,de que Brasileiro não presta,de que R$400 é baratinho em SO,enfim,essas baboseiradas todas..

.
>>>>>> Depois da parceria com a Microsoft pirataria virou crime hediondo por aqui

VIANNA, Túlio Lima. A ideologia da propriedade intelectual: a inconstitucionalidade da tutela penal dos direitos patrimoniais de autor.

VIANNA, Túlio Lima. Por uma nova política de direitos autorais para a América Latina: o software livre como instrumento de efetivação do direito econômico ao desenvolvimento tecnológico

A efetivação do direito econômico ao desenvolvimento tecnológico na América Latina atualmente encontra óbice na política internacional de comercialização de softwares proprietários. Além do elevado custo com as licenças de direitos autorais, tais softwares impedem qualquer adaptação do programa às necessidades locais. Contrapondo-se a este modelo populariza-se o software livre, que concede ao usuário o direito de usar, copiar, modificar e distribuir o programa livremente. A política estadunidense de colonização tecnológica da América Latina baseia-se em duas estratégias: a pressão pela criminalização e repressão à pirataria e a aculturação do mercado consumidor ao software proprietário. O objetivo do combate internacional à pirataria não é evitar o uso de programas comerciais não licenciados nos países emergentes, mas ampliar o mercado consumidor das empresas de software. Do ponto de vista econômico, a migração para o software livre eqüivale à pirataria e como tal é evitada a todo custo pelas empresas de software, seja através de uma publicidade muitas vezes enganosa ou pela aculturação dos consumidores com a doação de softwares proprietários para escolas e universidades. A adoção prioritária de software livre pelas administrações públicas dos países da América Latina não é mera política econômica de contensão de despesas, mas estratégia de incentivo ao desenvolvimento tecnológico latino-americano.

Veremos um Linux forte, um OpenOffice forte ou MUITOS CRACKERS, HACKERS, ENGENHARIA REVERSA....

Até aceito o fato de que tudo o que ocorre no mercado tem uma premissa econômica, o que não tolero é a demagogia pseudo-política que sempre acaba por encobrir o real fato: de que as pessoas preferem o que lhes é mais cômodo; elas sempre irão preferir um produto pronto e que elas já conhecem a ter de aprender a utilizar um novo produto (o próprio mercado diz isso, veja por exemplo a apple que dita o passo do mercado).
Lembrem-se: O Linux não é um concorrente ao Windows, ele é uma ALTERNATIVA; cabe a cada um decidir (segundo seus valores morais e éticos) se deve usá-lo ou não. Não é (e nem deve ser) papel do Estado, educar moral e eticamente as pessoas, e sim papel da família. A cultura brasileira em geral, vive mais da busca de motivos para tentar justificar atitudes erradas do que buscar soluções que evitem a ocorrência de tais atitudes. É a velha história do aleijado que usa as muletas como desculpa para não mudar seu modo de vida. Se por um lado deve haver incentivo do Estado, por outro deve haver cobrança (e conscientização) por parte da população, na fiscalização e combate a receptação de produtos piratas. A aculturação dos consumidores apenas ocorre porque é de conhecimento público o tipo de cultura na qual eles estão inseridos e o comportamento dessa massa populacional. Um Estado ausente E uma sociedade alienada (e culturalmente débil) sempre apresentarão o comportamento supra citado. Cabe a cada um, parar de buscar motivos e desculpas e começar a buscar soluções e alternativas para o Sistema inicie uma mudança (vide Indústria Fonográfica - Musical).

T+

Assunto do Tópico: Office 2007 Home & Student
MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 1:18 pm 

Data de registro: Qua Dez 20, 2006 8:17 am
Vejo muita gente aqui falando que comprou o Office 2007 Home & Student porque custava barato e com isso estaria legalizado. Você está legalizado desde que use o produto para fins NÃO COMERCIAIS. Ou seja, para faculdade ou uso doméstico. Em tese, se voce é um advogado e usa esse produto pra fazer uma petição, voce está infringindo o contrato.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 3:17 pm 

Data de registro: Ter Jul 23, 2002 8:48 am
Assunto complicado isso...
É o mesmo que discutir religião ou visão política.

Uma coisa é certa: infelizmente a pirataria vai continuar. Sabe por que? Porque a própria indústria colabora com isso. E não pense que é indiretamente não, mas sim, bem diretamente, estampado na nossa cara!!!

Por que inventaram então os gravadores de CD/DVD e agora, Blu-Ray?? Muitos vão falar que é a evolução, que é pra fazer backups e ver filmes no computador!! Blá, pura hipocrisia!!! Quem nunca copiou um CD de música qualquer ou um filminho?? Então se for assim, desde os anos 70 muita gente já pirateava música gravando LPs dos amigos em fitas cassette pra ouvir no carro! Ainda está pra nascer um virgem que nunca tenha copiado um coisinha sequer sem autorização. Pura balela!! Só o fato de tirar xerox de um trecho de um livro sem autorização, já é crime dos direitos autorais.

Por isso meus caros, não adianta discutirmos. Não levará a lugar algum e a indústria não está nem aí pra isso. A pirataria ajuda eles a crescerem e a lucrarem cada vez mais.

É só minha opinião sobre isso.

:lol:

[]s

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 6:42 pm 

Data de registro: Qua Out 22, 2008 9:25 pm
verto0o escreveu:
Citação:
Brother, você é pivete, ainda está na escolinha, é café com leite.
Termina primeiro a faculdade e vem falar isso para os engenheiros se manifestarem (contra ou a favor dessa sua atitude)

ok anotado Senhor Santo!!! :P

Pivete mesmo.
Se algum dia voce vier a ser um bom engenheiro talvez voce entenda que o que voce escreveu nao é nem um pouco motivo de ORGULHO.
E outra, se voce tivesse lido os comments, teria visto que eu ja disse que ninguem é santo. Se voce soubesse um pouco tambem de interpretação de texto veria que a critica nao é exatamente sobre pirataria.

Fernandox escreveu:
Cuba escreveu:
Fernandox escreveu:
Although about 3 million computers get sold every year in China, people don't pay for the software. Someday they will, though." "And as long as they're going to steal it, we want them to steal ours. They'll get sort of addicted, and then we'll somehow figure out how to collect sometime in the next decade."

A propósito, de quem é a última frase?

Do próprio Bill Gates. Tio Bill pode ter perdido muito dinheiro com a pirataria, mas ele entende de negócios e ele sabe que a pirataria tem um lado positivo.

Eu tenho que concordar com algumas pessoas que afirmaram que criticar é fácil. Difícil mesmo é tentar se colocar no lugar dos outros e entender cada caso por um ponto de vista mais amplo.
Eu fico feliz em ver que algumas pessoas vivem 100% dentro da lei e nunca fizeram nada de ilegal, eu duvidava da existência de pessoas assim. Sou obrigado a bater palmas para essas pessoas. São pessoas assim que dão ao Brasil um pouco de esperança.

Retornando a topico da coluna, acho que a critica nao é exatamente na pirataria, é uma critica a quem a pratica usando como argumento uma ideologia.

Marco DT escreveu:
Faço faculdade de Sistemas de Informação e vejo o desinteresse da turma em usar produtos legais e/ou livres:a maioria usa copias não originais nos seus notebooks. Isso e triste já que parte deles talvez sofrerá com a pirataria no seu próprio serviço desenvolvendo softwares.

Cara, desde o começo da discuçao desta coluna eu posto minha opiniao e no meio delas deve ter um post meu falando que a empresa onde trabalho tem uma parceria com a MS e eu comprei o office2007 por uns 50 reais, na hora nao lembrei ao certo o valor. Perguntei hoje ao meu colega quanto era mesmo que tinha ficado e ele lembrou que foi 27 reais. Isso mesmo, 27 conto por uma chave. Agora, a grande questao? Todo mundo fez a mesma coisa (afinal 27 reais nao da nem para comer um hamburguer em determinadas hamburguerias...)? NAO. Fui um dos poucos que compraram esse Office. Entao se nem quem trabalha na area respeita e entende isso, que esperar de quem nao é da area?

abs
Turion

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 7:56 pm 
Moderador

Data de registro: Qua Out 17, 2007 1:45 pm
turion2k escreveu:
Retornando a tópico da coluna, acho que a critica não é exatamente na pirataria, é uma critica a quem a pratica usando como argumento uma ideologia.

Bingo, você acertou. Ponto pra você.

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 259 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1 ... 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas