Hugo Queiroz escreveu:
Felizmente empresas grandes exigem nota fiscal e comprovante de legalização de ferramentas, mas empresas/empresários pequenos ainda precisam acordar pra isso. E só acordaram quando sentir no bolso por apoiar isso.
Concordo e discordo.
Obviamente que o melhor é ter os originais, tanto pelo suporte, quanto também pela consiência (tudo bem, considerando os que a tem...). Porém, fugindo um pouco do mérito Windows/Office/MS vs Preço ou Imposto vs não-sei-o-que, e entrando um pouco mais no que você sugeriu no título Hugo, acredito que alguns desenvolvedores a parte também deveriam mudar um pouco sua mentalidade.
Vou citar o meu caso. Meu pai possui 2 (pequenas) agropecuárias, e a alguns anos atrás, foi avisado de que teria de migrar das notas convencionais (de papel mesmo) para ECF. Tudo bem, migramos com os sistemas legalizados (e, na cidade
inteira, somente fomos nós e outra agropecuária, dentre diversas, muitas muito maiores e com mais capital, simplismente continuam sonegando até hoje), na época tendo um custo estimado de ~3000 mil reais (~10% do faturamento mensal, na época), entre as licenças dos sistemas, impressoras e tudo para duas lojas. Desde então, exceto quando realmente necessitamos, os desenvolvedores dos sistemas ECF nunca entraram em contato,
sequer para
perguntar como estava o sistema e se eventualmente necessitamos de ajuda. Somente quando precisávamos, eles vinham para dar assistência, e cobrando, além de manter a cobrança de ~800 reais anuais para as duas licenças.
Nesse caso me questiono: obviamente há custos para o desenvolvimento e tudo, pois são profissionais com formação, e com altos custos. Porém, eles possuem muito mais clientes, como uma rede de supermercados da região, que possui dezenas de computadores com seus sistemas. Então, há necessidade de cobrar tanto, apenas pelo desenvolvimento, sem nem mesmo ligar ao cliente e perguntar como está o uso?
Não sei se você possui alguma pequena empresa ou algo do tipo, mas muitas vezes entra a questão do custo. Não é toda pequena empresa (pequena mesmo, não aqueles que sonegam 80% para ficar no SIMPLES) que tem capacidade financeira de manter todos os sistemas legalizados. Aqui, penamos (como dizem por aí) para manter legalizados, e sem nenhum retorno visível (ao contrário de um SO, que lhe permite usar bem o computador, ou um pacote Office, que lhe dá mais produtividade no trabalho).
Portanto pagar a desenvolvedores (nem vou citar a MS ou outros grandes, como a Adobe) por softwares, os quais muitas vezes não temos benefícios, pode ser tão difícil de maneira a inviabilizar os negócios.
Óbvio, há casos em que como já dito, o povo é corrupto mesmo ("por que original, se posso ter pirata?"). Mas por outro lado, várias empresas e desenvolvedores deveriam ao menos repensar seu modelo de negócios (como a empresa que falei), adicionando reais benefícios ao invés de apenas desenvolver um sistema, tirar uma cópia e vender cópias, reclamando de quem pirateia.
Particularmente, se pudesse eu piratearia o sistema que citei, simplismente por não ver benefícios nele. Por outro lado, se o desenvolvedor me ligasse ao menos uma vez por mês e perguntasse: "Como está indo nosso sistema? Necessita de alguma ajuda?", mesmo sendo 33 reais por mês cada licença, haveria da minha parte uma visão diferente de custo/benefício.
É minha opnião, sei que haverá gente que irá criticar ou concordar. Mas é fato que, tanto o consumidor
precisa ser educado dos benefícios de software original, quanto os desenvolvedores (grande parte, não digo todos)
precisam mudar sua visão de clientes e negócios.
PS: E o dito cujo do desenvolvedor, esses dias, tem a coragem de ainda querer que nós aqui nas agropecuárias, atualizemos os sistemas de forma adiantada por causa de uma norma federal, "empurrando" ainda outro sistema e querendo cobrar ~700 reais entre licença inicial (fora 20 reais mensais) e 5 horas técnicas. Bem, não digo mais nada...
T+