Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 14 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Gravação perpendicular e o "complexo de esquilo"
MensagemEnviado: Seg Mai 23, 2005 6:20 pm 
Colunista

Data de registro: Qua Jul 23, 2003 2:54 pm
Meu quarto sempre foi entulhado de coisas que eu jamais usaria, mas tinha pena de jogar fora. Ainda hoje tenho centenas de caixinhas de balas Tic-Tac de laranja vazias, guardadas para uma instalação que pretendo construir algum dia. É o que alguns chamam de "complexo de esquilo", uma mania de armazenar bagulhos como os pequenos roedores estocam nozes em suas tocas.

Mas essas loucuras sempre foram limtadas pelo espaço físico - invariavelmente chega a hora de arrumar a casa e muitas das preciosidades estocadas acabam indo embora. No mundo da tecnologia, no entanto, o complexo de esquilo pode ser praticamente ilimitado. Seu HD está lotado de programas, músicas, ou imagens de que você nem lembra mais? Compre um HD maior e siga em frente!

Com a capacidade dos discos rígidos crescendo exponencialmente ao longo das últimas duas décadas, o salto dos 20MB para 200GB (um aumento de 10 mil vezes) do meu primeiro PC para o atual nem impressiona mais. O que assusta é que estes 200GB estejam praticamente lotados, principalmente por fotos digitais e MP3 (a maioria ripados de CDs adquiridos legalmente, não me comprometam).

A saída, mais uma vez, será acrescentar um disco novo (ou substituir um dos velhos por outro de maior capacidade). Com modelos de 320 GB a menos de US$ 200 (lá fora), é um dos upgrades mais simples e baratos que se pode fazer em um PC. Mas e se o problema acontecer em um MP3 player? Compro um de maior capacidade, como o iPod de 60 GB!

E se esse dispositivo também for usado para fotos e vídeos, tornando os 60 GB insuficientes? Basta esperar a Apple lançar um maior, certo? Sim, mas isso quase não foi possível devido a uma limitação tecnológica chamada de efeito superparamagnético, que por muito pouco não paralisou o aumento de capacidade dos HDs miniatura usado em dispositivos portáteis.

Imagem

O superparamagnetismo é um efeito observado quando os elementos magnéticos de um disco rígido se tornam tão pequenos que passam a influenciar uns aos outros, provocando a perda de dados. O problema foi previsto décadas atrás (o primeiro HD foi vendido em 1956), mas nunca se soube ao certo até onde seria possível encolher esses elementos antes que eles começassem a girar aleatoriamente.

Nos anos 1970 falou-se em uma densidade máxima de 25 megabits por polegada quadrada, uma estimativa absurdamente baixa. Hoje existem HDs com mais de 100 gigabits por polegada, mas alguns pesquisadores acreditam que seria muito difícil superar os 120 gigabits sem uma mudança radical na tecnologia empregada.

Esta mudança atende pelo nome de gravação perpendicular e vem sendo pesquisada a fundo desde 1976, embora seja conhecida desde o fim do Século XIX. Consiste em posicionar os bits de dados verticalmente em relação ao disco, enquanto a técnica atual (gravação longitudinal) os dispunha horizontalmente. Além de não interferirem uns nos outros, os bits passam a ocupar menos espaço, permitindo densidades muito mais altas.

A Hitachi foi a primeira a chamar a atenção da mídia para a gravação perpendicular. Demonstrou em março uma aplicação prática da tecnologia, atingindo uma densidade de 230 gigabits por polegada, e publicou um excelente relatório sobre o assunto, bem como a animação explicativa de onde capturamos a imagem acima. Está entre as coisas mais engraçadas que vimos na Internet nos últimos tempos, não deixe de assistir!

O chato é que enquanto a Hitachi contava vantagem e prometia produtos comerciais baseados em gravação perpendicular para 2007, a Toshiba passou a frente e lançou, no Japão, uma linha de MP3 players de alta capacidade (como o Gigabeat cor-de-rosa da foto abaixo) que usam HDs com gravação perpendicular. Mas não se preocupe - a teconologia logo, logo chegará a um eletrônico portátil perto de você!

Imagem

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Mai 23, 2005 9:38 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Sáb Nov 29, 2003 7:05 pm
Muito bom Julio, gostei do artigo.

Hehehe acho que tenho um pouco do complexo de esquilo também, mas em relação a peças de computadores e eletronica, pra que jogar fora se algum dia posso usar hehehe.

Huahauhhuahu que engraçado essa animação, cada coisa que conseguem fazer...

A Toshiba deve ter jogado um verdadeiro balde de agua fria na Hitachi, mas de quanto é a capacidade desses mp3 players ?

flws

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Mai 23, 2005 10:12 pm 
Moderador

Data de registro: Dom Set 07, 2003 7:12 pm
É senhores,

Mas a Hitachi não dormiu no ponto não, e já antecipou o lançamento dos seus discos com gravação perpendicular, lançando discos de 1,8', como os da Toshiba e discos de 100 GB de 2,5 GB, a 7200 RPM, para notebooks, como ninguém ainda conseguiu fazer.

Aquele abraço a todos.

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Mai 23, 2005 10:24 pm 
Usuário Pleno

Fernando_Celio escreveu:
É senhores,

Mas a Hitachi não dormiu no ponto não, e já antecipou o lançamento dos seus discos com gravação perpendicular, lançando discos de 1,8', como os da Toshiba e discos de 100 GB de 2,5 GB, a 7200 RPM, para notebooks, como ninguém ainda conseguiu fazer.

Aquele abraço a todos.

Isso é verdade, tanto que eu estava ate estudando as possibilidades($$) de fazer esse upgrade no meu notebook, mas fico com uma grande duvida, se o meu HD da Toshiba de 80Gb e 4200rpms ja esquenta muitooo, uns 60ºC as veses sem fazer nada alem de escutar musica e ver sites, esse da Hitach não esquentaria mais ainda ???

OBS: essas temperaturas ja fiz algo em relação a isso, comprei um daqueles fan pra notebook, tipo uma "taboa" que fica em baixo do notebook, esse que comprei não é la essas coisas mas ja me deixa o HD com as temps em 40ºC e no maximo 50ºC em full.

flws

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Mai 23, 2005 10:52 pm 

Data de registro: Dom Abr 10, 2005 10:18 pm
Embora não tenha entendido nada, minha filha de 6 anos adorou a animação. :D

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 24, 2005 1:59 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Jan 14, 2004 4:12 am
Ótimo, conseguiram aumentar a capacidade... mas, e a velocidade? Do que adianta HDs de 1Tb ou mais se a limitação física de velocidade está presente?

Hoje o maior gargalo de velocidade em um computador é o HD. Por mais veloz que ele seja, ele ainda limita algumas tarefas.

Um teste interessante que comprova isso é o do RAM Disk. Quem tem 1Gb ou mais de memória pode alocar parte desse espaço como um RAM Disk (ou disco virtual na memória) e configurar todos os programas que gravam algo temporário no disco para gravar no drive na memória (memória SWAP do Windows, Cache e cookies da internet, etc). Parece q vc está navegando em outra máquina de tão rápido que fica!

Tinha um programa compatível com o Windows XP que fazia esse trabalho todo (criava o drive na memória e se encarregava de configurar todas as gravações de cache para o drive RAM).

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 24, 2005 7:30 am 

Data de registro: Qua Jan 05, 2005 4:29 pm
Citação:
Tinha um programa compatível com o Windows XP que fazia esse trabalho todo (criava o drive na memória e se encarregava de configurar todas as gravações de cache para o drive RAM).

Você sabe o nome desse programa?
Valeu.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 24, 2005 8:59 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Seg Fev 23, 2004 6:58 am
Trovalds escreveu:
Ótimo, conseguiram aumentar a capacidade... mas, e a velocidade? Do que adianta HDs de 1Tb ou mais se a limitação física de velocidade está presente?

Hoje o maior gargalo de velocidade em um computador é o HD. Por mais veloz que ele seja, ele ainda limita algumas tarefas.

Um teste interessante que comprova isso é o do RAM Disk. Quem tem 1Gb ou mais de memória pode alocar parte desse espaço como um RAM Disk (ou disco virtual na memória) e configurar todos os programas que gravam algo temporário no disco para gravar no drive na memória (memória SWAP do Windows, Cache e cookies da internet, etc). Parece que você está navegando em outra máquina de tão rápido que fica!

??? Não é mais fácil desativar a memória virtual, forçando o Windows a usar sempre a memória RAM? Para quem tem 1gb como eu e usa para jogar, etc... é totalmente inútil deixar memória virtual ativa, uma vez que não terá função alguma.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Mai 26, 2005 2:13 am 

Data de registro: Seg Mai 26, 2003 3:17 am
Muito bom o artigo, mas ficou com uma duvida qual o link da animação que explica esse tipo de gravação?

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Mai 26, 2005 2:27 am 
Usuário Pleno

guilhermepso escreveu:
Muito bom o artigo, mas ficou com uma duvida qual o link da animação que explica esse tipo de gravação?

http://www.hitachigst.com/hdd/research/recording_head/pr/PerpendicularAnimation.html

Ta na mão.

flws

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 14 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas