Segundo Site do amigo Jefferson (
http://ryan.com.br)
Philips DVP5100
O DVP5100K/78 surgiu à venda no Brasil repentinamente no final de abril de 2005. Ao contrário do DVP642, que só veio estar disponível no país quando já era um dos itens mais vendidos na amazon.com, com vários reviews publicados e já havia gente ansiosa no Brasil à espera dele, desta vez não há nenhuma informação disponível sobre o DVP5100. Eu dei uma olhada nos manuais e pude apurar o seguinte:
[11/05]
Segundo pode ser visto aqui, o DVP5100 recebeu sua certificação DIVX em 03/03/2005. Trata-se, portanto, de um produto bem recente;
O DVP5100 é baseado em chipset Mediatek! Isso significa, entre outras coisas, que você pode ressuscitar esse player mesmo que aplique um firmware desastradamente! Já extraíram o firmware original usando a porta serial do bicho e disponibilizaram aqui;
Já existe um firmware modificado para o DVP5100! Ele foi anunciado nesta página, Mas atenção: Não é para o mesmo DVP5100 vendido no Brasil, por isso se você usar esse firmware vai perder os menus em Português!
Rafael me forneceu o procedimento para tornar o DVP5100 "region free". Posteriormente eu encontrei esse procedimento aqui, onde se diz que ele também serve para o DVP3005
Aperte o botão System Menu
Vá até "Preferences" (ou "Preferências")
Digite 1,3,5,5,6,6
Use as teclas "para cima" e "para baixo" para selecionar 0 e aperte OK
Aperte novamente o botão System Menu para sair
Não tem saída óptica. Existe saída digital, mas apenas coaxial;
Em vez de bandeja, um slot: O DVP5100 usa o mesmo mecanismo para carregar o disco usado nos auto-rádios;
Ainda não suporta nomes longos;
O nome da legenda tem que ser o mesmo do filme e *teoricamente* você pode ter mais de uma legenda para o mesmo filme, mas não sei como o 5100 lida com isso se não suporta nomes longos (como ele diferencia as legendas?). O manual diz explicitamente que se houver legendas externas vai aparecer um menu, mas não diz o que aparece no menu.
O manual em Português diz que o aparelho NÃO SUPORTA QPEL e GMC (Pág13 do PDF)
O manual em Inglês diz que o aparelho SUPORTA!! (Pág18 do PDF). Eu estou inclinado, como sempre, a acreditar no manual em Inglês. Traduções geralmente não são confiáveis. [11/05] Um visitante me escreveu para avisar que o manual em espanhol também afirma a compatibilidade com QPEL e GMC;
Reproduz também WMA;
O manual em Português e o em Inglês
Página do suporte da Philips sobre o DVP5100K/78, onde você pode pegar os manuais, fotos do aparelho e, quando disponível, atualizações do firmware.
A troca da bandeja por um slot é vantajosa?
No geral, eu creio que não. Mas quem decide é você. Eis o que sei sobre as diferenças (eu nunca tive um aparelho com slot):
Pros dos slots
O aparelho pode ser colocado em qualquer posição, incluindo de cabeça para baixo;
Em teoria, você tem menor possibilidade de quebrar alguma coisa, porque todo o mecanismo fica dentro do aparelho. Se você já esbarrou na bandeja esquecida aberta de um dvd player ou notebook sabe do que estou falando;
Vem com o efeito "que legal!" junto
Contras
Até onde sei, você tem uma grande probabilidade de arranhar, mesmo que de leve, todos os seus discos. Bandejas não arranham discos; E lembre-se que discos graváveis praticamente atraem arranhões, ao contrário dos discos originais;
Eu acredito que você vai encher seus discos de impressões digitais, porque o disco não sai o suficiente para que você posso pegá-lo da forma correta;
Até onde sei, slots não conseguem carregar mini-discos (os de 8 cm ou os "cartão de crédito");
Eu nunca vi um disco "enganchar" em uma bandeja obrigando a desmontagem do aparelho, mas já vi isso acontecer em auto-rádios;