Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 280 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 28  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Upgrade de firmware de DVD's LG família 8xxx
MensagemEnviado: Sáb Jun 18, 2005 9:54 pm 

Data de registro: Ter Jun 04, 2002 11:21 pm
Olá pessoal, sou um feliz proprietário de um Philips DVP642K e de um LG da família 8xxx (DVK-8721X) a mesma do 8321N e colocarei aquí algumas considerações.

LG DVK-8721X (em cima):
Imagem
Para ampliar, clique aquí

Como já falei, possuo um DVP642K/78, firmware 1109 2.1a do HUffyk. Já testei nele TODAS as versões FW1109 do Bruno, mas a última (2.0) deu problema de reconhecimento de tipo de arquivo com nome extenso (o arquivo de legenda era reconhecido como MPG4 e o arquivo DivX não rodava), por isso voltei pra FW do Huffyk, sem querer desmerecer o trabalho do Bruno, que julgo EXCELENTE. Excelente também é o trabalho do Jefferson, em seu review do DVP642, com o qual falei algumas vezes por email sobre upgrade e downgrade de firmware.

Após ver os tópico do LG DK8321N e do DK9923N aquí no ForumPCs, o que me levou a comprar um LG foi simplesmente a capacidade de mostrar no menu uma quantidade maior de caracteres no nome do arquivo, como diz o manual, 56 no TOTAL e o suporte a GMC e QPEL, pois tenho muitos arquivos com estes detalhes. Só que quando cheguei na loja ví o modelo DVK8721X, que pela numeração pensei ser da mesma família do DK8321N,só que melhorado. Mas, eu fiquei doido pra fazer um upgrade de firmware, a exemplo do Philips, pra melhorar o tamanho da fonte das legendas.
Comecei a pesquisar nos fóruns:
http://board.softpedia.com/
http://www.dvdclasico.cl/iforum/

Existem algumas modificações de firmware LG mas, não tinha certeza que eram compatíveis com a lingua portuguêsa e sua acentuação, algumas eram para linguas nordicas ou orientais e estavam organizadas pelo seus codepages. Pesquisei o codepage latino, o 1252, e baixei a firmware 1.0 do br0max (fórum aquí) com as seguintes características:

- Fontes maiores para legendas;
- Legendas brancas com bordas pretas;
- Seleção automática das fontes 13-14 para legendas;
- Legendas na mesma posição, tanto para PAL, quanto NTSC;
- Menu com as fontes originais (porquê, até agora eu só tinha visto menu com fontes maiores, o que era ruim);
- Fundo translucido cinza removido da área das legendas;
- Corrigido o bug que limita o tamanho da fonte (desse eu não sabia);
- Corrigido o bug de centralização da fonte (quando a linha acaba em caratere acentuado);
- Corrigido o bug de tempo de amostragem da legenda .SRT;
- Baseado no firmware V1.384 (o meu era V1.338).

Só que esse firmware era de um modelo 8x51 e eu não tinha certeza que iria funcionar no meu 8x21, então voltei a pesquisar compatibilidades e procurar um firmware original para o meu aparelho, para ter uma reserva, caso desse problema opós o upgrade. Conseguí um com as seguinte características (firmware postado por ERYEN):

----------------------------
LG DV8XXX (8761-8721-...)

Versio :
Sub :
8032 :
Servo : 14.00.00.00
RISC : 05.00.01.06
DSP : 03.03.00.78
Firm ID :
File :
Pass : 2,3,None,TITLE,TITLE
Flash : Type 800 (16bit)
Remote : ()
Button : ()
VFD bit : Type B (Apex,E-Boda,Fortune,Lenco,Yamada,Xoro,Zensonic)

Ainda tinha outra dúvida: o modelo interno do aparelho. O meu era LV8B32200, eu tinha que encontrar um igual, certo? ERRADO! Vários usuário do fórum DVDCLASICO tinham modelos diferentes de aparelho mas com o mesmos modelos internos, e eu encontrei um DVK8944X com o mesmo do meu. Procurei mais e ví que usuários tinham atualizado modelos diferentes com o mesmo firmware modificado, tipo: 8651 em 8731 e 8742, 8944 em 8742 e 8731. Notei que o número e a letra final muda de acordo com o país ou região de venda do aparelho, por exemplo, o meu tem escrito atrás 8721NCM. Veja a imagem:

Imagem

Para saber qual modelo interno do seu aparelho:

Saiba o MODEL ID do seu aparelho LG família 8xxx. Com o controle remoto siga os seguintes passos:

- Pressione SETUP, selecione "TV Aspect", e em seguida deixe o cursos sobre "16:9";
- Pressione a sequência 1,3,9,7,1,3,9,ENTER (não precisa de pressa, um segundo entre os números basta);
- Aparecerá a tela com o título "SYSTEM INFORMATION"
- A primeira linha mostra o MODEL ID (algo do tipo LV8D32200);
- Pressione SETUP para sair.

Note: Este procedimento carregará os padrões de fábrica no aparelho.

Pra reforçar, abrí o meu aparelho e ví que a placa de circuíto é a mesma para toda a fámilia 8xxx, basta comparar as fotos que fiz com as do DK8321N que estão no site do Jefferson Ryan.

Interior do DVK-8721X
Imagem

Imagem

Depois de tudo isso, cruzei os dedos e atualizei a firmware do meu aparelho na última quarta-feira (15/06) avisando para o autor:

:-) Tá funcionando que é uma beleza, veja as imagens. :-)

Imagem

Imagem

Caso queira comparar com as do Philips.

Imagem

Imagem

Veja a informação de hardware do meu DVK8721X antes da atualização:

SYSTEM INFORMATION
MODEL : LV8D32200
REGION NO. : 0
CHIP I.O : MT1389
MAIN VER. : E133
SUB VER. : 0008
SERVO VER. : 1413
MICOM VER : V1.3381
PROM OPTION : 50 45 01 47 02 55 F4 FF

E depois da atualização:

SYSTEM INFORMATION
MODEL : LV8D3020B
REGION NO. : 2
CHIP I.O : MT1389
MAIN VER. : E138
SUB VER. : 0004
SERVO VER. : 1414
MICOM VER : V1.384
PROM OPTION : 50 45 01 47 02 55 F4 FF

Nota-se que:
- As opções da PROM (PROM OPTION)não se alteraram. Segundo o que pesquisei, elas especificam as características de hardware de cada modelo. Ela também pode ser mudada, mas como ainda não sei o que cada ID hexadecimal quer dizer, deixarei quieto, pelo menos por enquanto. :-)
- O meu aparelho, estava como multiregião (0) e após a atualização ele passou a ser região 2. Nada alarmante, bastou destravar novamente.
- Como a firmware foi atualizada a partir uma versão de um aparelho de outra região, eu perdí o MENU/SETUP em Português, para mim não é problema, mas pode ser para algum outro usuário.

Para quem estiver disposto a tentar, segue o procedimento de atualização da firmware para a família LG 8xxx

AVISO!
Este tópico busca mostrar a viabilidade da atualização da firmware para fins de melhorar qualidade das legendas para arquivos Divx/Xvid nos aparelhos LG que suportem tais formatos e a correção de alguns problemas de versões de firmwares anteriores. O autor do tópico e qualquer um dos testadores/modificadores citados NÃO se responsabilizam por qualquer dano ou insatisfação decorrente da aplicação do firmware.
Firmwares da família 8xxx não funcionam na família 9xxx.

1. Saiba o MODEL ID do seu aparelho LG família 8xxx. Com o controle remoto siga os seguintes passos:

- Pressione SETUP, selecione "TV Aspect", e em seguida deixe o cursos sobre "16:9";
- Pressione a sequência 1,3,9,7,1,3,9,ENTER (não precisa de pressa, um segundo entre os números basta);
- Aparecerá a tela com o título "SYSTEM INFORMATION"
- A primeira linha mostra o MODEL ID (algo do tipo LV8D32200);
- Pressione SETUP para sair.

Note: Este procedimento carregará os padrões de fábrica no aparelho.

2. Mude o nome do arquivo de firmware que você deseja carregar no aparelho, para o que você anotou do passo 1. Por exemplo: o arquivo que existe é o LV8D3020B.MIH, então mude o nome para LV8D32200.MIH

3. Crie um CD com o firmware no seguinte caminho de diretórios:

\LG_DVD\FIRMWARE\UPGRADE\LG\

Nota: O firmware tem que estar exatamente na sub-pasta LG e não pode haver qualquer outro arquivo no CD.

4. Ligue o aparelho de DVD sem disco na bandeja. Coloque o disco de upgrade e siga as instruções.

Observação:

- Pode-se usar CD-RW.
- Outra coisa boa do LG, é que ele carrega a nova firmware na memória temporária e ejeta o CD antes de atualiza-la definitivamente. Evitando assim que o CD seja esquecido dentro do aparelho ao final do procedimento. Coisa que DVP642 não faz.

Novidade:
- Já tem um pessoal trabalhando na nova versão da firmware com suporte ao DivX 6 menu.

Espero que este tópico seja útil, enquanto a fabricante não fornece um nova versão de firmware com os bugs de legenda corrigidos e fontes melhores.

Referencias:
http://board.softpedia.com/index.php?showtopic=693
http://board.softpedia.com/lofiversion/ ... p/f24.html
http://board.softpedia.com/lofiversion/ ... /t439.html
http://board.softpedia.com/lofiversion/ ... t1489.html
http://board.softpedia.com/lofiversion/ ... /t985.html
http://board.softpedia.com/lofiversion/ ... t1387.html
http://board.softpedia.com/lofiversion/ ... t1171.html
http://www.dvdclasico.cl/iforum/viewtop ... c&start=60
http://www.dvdclasico.cl/iforum/viewfor ... 18bf5976e1
http://www.reprodivx.com/vtp-9037.html

---
Mipis Araujo "[CSAC] Spetsnaz"
CSAC - Mais que um grupo, uma família.

Editado pela última vez por Spetsnaz em Seg Jun 20, 2005 2:18 am, no total de 3 vez

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jun 19, 2005 12:18 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Nov 06, 2002 7:05 am
Mipis,

Parabéns e obrigado pelas informações valiosas que você postou aqui. Eu havia iniciado hoje mesmo um tópico sobre o upgrade do DK8321N, mas você acaba de resolver todos os problemas e me poupar muitas horas de trabalho.

Vou testar sua solução no 8321N que está comigo e daqui a pouco conto o resultado.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jun 19, 2005 1:28 am 
Usuário Pleno

Sucesso!

Acabo de testar o procedimento acima e fiz o upgrade do DK8321N.

Loader OK
Display OK
Remoto OK

Primeiras impressões:

:arrow: Agora "ú" e "ü" aparecem
:arrow: Continua justificando à esquerda linhas que terminam com um caractere acentuado
:arrow: Não parece ter havido mudança no tamanho das legendas.

Foi um grande avanço! Recomendo o upgrade!

Nota: Durante o processo, o aparelho parece travar. Não mexa em nada que é normal, em poucos minutos ele irá destravar.. E lembre de tirar o CD do drive quando o aparelho ejetar (antes de apertar a tecla UP).

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jun 19, 2005 1:47 am 

Jefferson Ryan escreveu:
Sucesso!

Acabo de testar o procedimento acima e fiz o upgrade do DK8321N.

Loader OK
Display OK
Remoto OK

Primeiras impressões:

:arrow: Agora "ú" e "ü" aparecem
:arrow: Continua justificando à esquerda linhas que terminam com um caractere acentuado
:arrow: Não parece ter havido mudança no tamanho das legendas.

Foi um grande avanço! Recomendo o upgrade!

Nota: Durante o processo, o aparelho parece travar. Não mexa em nada que é normal, em poucos minutos ele irá destravar.. E lembre de tirar o CD do drive quando o aparelho ejetar (antes de apertar a tecla UP).

Beleza! E obrigado, Jefferson. :-)

Agora, não entendí pq no 8321N as legendas não estão justificando e o tamanho continua o mesmo. Aquí teve muita diferença...

Uma boa idéia seria conseguir uma firmware nova de um aparelho de região 4 pois, ele teria Inglês, Português e Espanhol para o Menu.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jun 19, 2005 3:52 am 
Usuário Pleno

Spetsnaz escreveu:
Agora, não entendí porque no 8321N as legendas não estão justificando e o tamanho continua o mesmo. Aquí teve muita diferença...

Acabo de perceber que fiz bobagem. :oops:
Eu carreguei o firmware original, postado por Eryen, quando eu deveria ter colocado o firmware modificado do br0max.

Vou fazer um outro teste aqui!

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jun 19, 2005 5:22 am 
Usuário Pleno

Desta vez eu usei o firmware correto! :D

:arrow: As linhas terminadas em caracteres acentuado são centralizadas
:arrow: Todos os caracteres acentuados
:arrow: Fonte maior
:arrow: Não existe mais a tarja translúcida

Nota: nos exemplos abaixo eu estou usando linhas propositalmente longas
e sem quebras para ver como cada firmware se comporta e como ele faz a quebra
automática. Em geral, não há legendas DIVX assim tão longas.

As cenas são do altamente recomendado Animatrix
episódio "The Second Renaiscence"

112
00:17:07,027 --> 00:17:10,822
-- A Comunidade das nações unidas não irá tolerar este tipo de decepção --

Aqui você nota uma "característica" do firmware br0max que pode ser boa para uns e ruim para outros:
as legendas DIVX são posicionadas num ponto mais alto da tela.
Note também que o fragmento que aparece à esquerda é o pedaço do
"o" que falta à direita.

[09/07/05] O firmware foi aperfeiçoado e os problemas indicados abaixo não existem mais. Siga lendo este tópico até o fim!

Imagem
Note abaixo que o firmware original DV8XXX tem a tendência de colocar as legendas um pouco
mais à esquerda do que deveria, provocando um corte prematuro do primeiro caractere quando a linha
é muito grande.
Imagem
No firmware original, elas ficam totalmente dentro da faixa preta inferior de um filme widescreen.
Imagem

116
00:17:53,490 --> 00:17:57,786
E nas nações unidas apresentaram seus planos para um relacionamento civilizado e estável...

Imagem

Imagem

Imagem

Editado pela última vez por Jefferson Ryan em Sáb Jul 09, 2005 7:26 am, num total de 1 vezes

Assunto do Tópico: Upgrade
MensagemEnviado: Dom Jun 19, 2005 10:16 pm 

Data de registro: Sex Jun 10, 2005 12:50 am
Fiz o upgrade "br0max" e aparente mente está ok.
Muito obrigado pela dica Mipis. :P
E muito obrigado ao Ryan pela pronta avaliação. :P

Alfredo
apcuri@yahoo.com

Assunto do Tópico: FIRMWARE br0max
MensagemEnviado: Seg Jun 20, 2005 12:45 am 

Data de registro: Sex Jun 10, 2005 12:50 am
Resolvi assistir a um filme que sempre dava problema de robotização e adivinhem só!! Acabou o problema, parece que este firmware veio para resolver todos os problemas do DK-8321N. :D

Assunto do Tópico: DivX 6 no LG
MensagemEnviado: Seg Jun 20, 2005 1:34 am 

Olá novamente,

Como já havia mencionado na mensagem principal do tópico: já tem um pessoal trabalhando no menu do DivX 6 para os LG. Resolví testar um filme codificado em DivX 6 no meu DVK-8721X. Gravei o arquivo REVELATIONS.DIVX.
O manual não menciona, mas a extensão .DIVX foi tranquilamente reconhecida e a exemplo do Samsung P240K e do Philips DVP642K o filme rodou sem problemas, apenas foi mais demorado para carregar do que os filmes DivX/Xvid comuns. NÃO pude ter acesso ao menu do filme, nem à trilha de vídeo de comentários do diretor, mas conseguí acessar as todas as legendas e trilhas de audio. As legendas não estão bem centralizadas, caindo um pouco para a esquerda...

Sei que é muito cedo para afirmar isto, mas a qualidade da imagem está gritante de boa.

Só nos resta esperar, afinal, já tivemos muitos avanços na última semana...

Dados do filme:
Title: Revelations: a Star Wars fan film
Language: English
Country: USA
Genre: Science Fiction
Duration: 47 minutes
Features: Interactive menus, subtitles, multiple audio tracks, Director's commentary
Website: http://www.panicstruckpro.com/
Link TORRENT: http://trailers.divx.com/torrents/Revel ... vx.torrent

[]´s e só pra lembrar: Firmwares da família 8xxx não funcionam na família 9xxx.

Mipis "[CSAC] Spetsnaz"
CSAC - Mais que um grupo, uma família.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 20, 2005 3:12 am 

Data de registro: Seg Jun 13, 2005 1:10 am
Olá,

Fiz uma modificação na fonte do firmware do brOmax pela fonte do firmware da Pioneer 575_1252_v7.1 feito por Mtz. Agora a fonte esta maior e bem parecida com as fontes originais dos filmes em DVD. =)

Download do firmware modificado:

http://rapidshare.de/files/2496559/lg8x ... _.rar.html

Obrigado pela dica Mipis =P

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 280 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 28  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas