Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 248 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 25  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Mini Review do novo Samsung P355k
MensagemEnviado: Sex Jul 15, 2005 11:47 pm 

Data de registro: Qui Jul 14, 2005 11:50 pm
Olá a todos,

Minha intenção nesse tópico é fazer algo parecido com o outro sobre P240k. Gostaria de ressaltar que eu começei a testar esse aparelho hoje (não faz nem 8 horas que estou com ele) então tudo que eu disser aqui (pelo menos nesse primeiro post) é bem superficial e não deve ser tomado como decisivo na sua escolha.

Antes de escolher o P355k tomei como base o excelente review do Jefferson sobre o Philips DVP642k e do LG DK 8321-N. Também li todos os posts referentes ao Samsung P240k aqui no fórum (sim, eu li as 65 páginas do tópico!) e também levei em consideração muita coisa que está disponível no site do Jefferson sobre o P240k.

Capturei algumas imagens da tela do DVD e vou mostrar algumas (sei que muitos se importam com o fato do tamanho/contrate da legenda). Não liguei o DVD na minha placa de captura porque ela não está instalada. Ao invés disso liguei a saida S-VIDEO do DVD na respectiva entrada da minha camera miniDV e daí simplesmente tirei umas fotos da captura. Não fica perfeito mas fica melhor do que tirar uma foto da tela da TV.

Getting started...

Ao ligar o player temos a seguinte imagem (obs.: Todos os screenshots foram reduzidos de 640x480 para 384x288):

Imagem
Tudo bem que isso não é importante, mas já que eu tinha capturado...

Aqui está uma tela de configuração que aparece ao pressionar o botão MENU do controle:

Imagem

Antes de continuar preciso fazer uma observação. Tudo que eu disser em relação a qualidade é uma opinião minha e não deve ser tomada como absoluto. Posso dizer que sou bastante exigente em relação a qualidade de audio e video e sempre procuro por detalhes na imagem onde possa existir problemas. É só uma exigência minha. Cada um tem um nível diferente de exigência. Por exemplo, uns preferem MP3, outros preferem Ogg Vorbis. Uns preferem DivX, outros preferem XviD e por aí vai... :wink:

Pra começar testei alguns DVD´s "normais" e originais. Tudo ocorreu normalmente (deveria ser diferente?) e não há muito o que falar sobre isso. E é claro, gostei bastante da qualidade da imagem/som.

MP3 Support

Depois coloquei alguns CD´s cheios de MP3. Embora seja uma função da maioria dos DVD Players atuais [tocar mp3] não é algo que eu dou muita importância. Praticamente não uso essa função já que a maioria das minhas músicas estão no formato Vorbis.

Ainda acho bastante precário o suporte a audio que os players dão (pelo menos os que eu já vi na vida). Veja abaixo a tela de exibição do diretório de MP3´s:

Imagem

Só 10 caracteres aparecem e não há nenhuma informação adicional sobre a música, isto é, não lê ID3 Tags, não mostra o bitrate, sampling, canal e etc. Ou seja, é só o básico do básico (tempo de execução). Definitivamente espero que você não compre um DVD Player só para ouvir músicas :!:

Subtitles

Agora vamos ao que é realmente importante. Coloquei um CD-RW (daqueles que custam R$ 2,00) para testar se o player era capaz de ler e, é claro, reproduzir os videos. De fato funcionou. Depois que o disco é carregado (leva uns 7 segundos) aparece a seguinte tela:

Imagem

Neste exemplo eu tenho dois arquivos na raiz do CD. Um com extensão AVI (XviD) e outros dois em formato MPEG-1 (não estão no padrão VCD). Tem também um diretório (Lost) e ao selecioná-lo aparece a seguinte tela:

Imagem

Nesse diretório também existe uma legenda no formato SRT com o mesmo nome do arquivo AVI.

Obs.: Eu não gostei muito do design dos menus da Samsung. Mas tudo bem, isso não é muito importante e é algo totalmente pessoal.

Agora vamos para as legendas. Os próximos screenshots estão em 640x480 para que todos possam ver melhor. O video é da série LOST (que no Brasil é transmitida pelo canal pago AXN). Mais para o final eu vou colocar os detalhes sobre o video, por enquanto vamos nos preocupar somente com a legenda. Eis o primeiro:

Imagem

Por algum motivo (provavelmente devido ao video ser "interlaced" quando é mandado para a TV) a legenda ficou meio "cortada" na captura, mas esse "defeito" não aparece na TV! Veja que ele é bem evidente na palavra "cara", mas não aparece tanto em "Porque".

As legendas possuem um fino contorno preto e em geral destacam bastante no filme. Pode causar alguma confusão num fundo muito claro, mas nada que incomode. Eu gostei da qualidade das legendas e achei o tamanho suficiente (ela é um pouco menor que as legendas de DVD).

Imagem

Nesse exemplo aquele problema do "corte" não aparece. Na TV as legendas ficam bem suavizadas e com um aspecto natural. Também avançei o video várias vezes (tanto em Forward/Backward ou Next) e a legenda não perde a sincronia. Sei que alguns perguntaram sobre isso em outros tópicos e de fato não acontece, podem ficar despreocupados(as) :wink:

Video/Audio

Talvez essa seja a parte mais importante em todos os players e é a parte que eu vou ficar devendo muito :cry: . Por enquanto não fiz todos os testes possíveis e também não testei todas as combinações problemáticas que sabemos de experiências passadas. Vou simplesmente colocar um resumo do que eu fiz hoje.

Primeiro começei testando vários CD´s (DivX-XviD) que eu tenho aqui. Todos eles foram gravados há um bom tempo em diversos gravadores e em diversas mídias (algumas boas e caras e outras bem ruins e baratas). Em todos os testes o player carregou o CD sem problemas.

Em geral estes filmes foram feitos com versões antigas do XviD e do DivX então eu imaginava que realmente não deveria dar nenhum problema. E de fato não deu. Não ocorreu nenhum problema de fluidez na imagem, nem "pulos" ou "trancos". Testei, inclusive, videos com um framerate de 25 fps e ele rodou normalmente. A princípio achei que precisava mudar alguma coisa na configuração para habilitar esse tipo de framerate. Mas funcionou normalmente também.

Além dos arquivos DivX e XviD´s, rodei diversos videos em MPEG-1 (nem todos no padrão VCD) e não tive problema nenhum. O player toca o que estiver no diretório na sequência. Acabou um video, segue para o próximo.

E como eu já tinha dito, os screenshots acima foram tirados da série LOST. Esse video está "compactado" em XviD (não sei qual versão, não encontrei essa informação no GSpot 2.52, alguem conhece algum modo de descobrir?) e segundo o próprio GSpot o video tem habilitado o famoso NVOP (Packed Bitstream) e o BVOP (Bidirectional Predicted Frame).

Achei que o video apresentaria aquele famoso problema que todos relatam aqui (por causa do packed bitstream), mas rodou normal (sem nenhum freezing ou saltos). Por último, o video tem uma bitrate média de 1031 Kbps. E só uma observação, a qualidade desse video está excelente. Chega muito perto de um filme em DVD, muito perto mesmo!

E antes de terminar esse primeiro post (não sei se vou ter muito tempo para escrever tanto nas próximas vezes) a maior parte dos videos que rodei tinham o audio em MP3 VBR. Li alguns relatos de pessoas perdendo sincronia em outros players e fiz questão de observar bem esse fator. Fiz vários avanços e retrocessos durante um filme e a sincronia se manteve. Depois deixei rodando uns dois videos (em XviD) até o final (sem pausa) e também não teve nenhum problema de sincronia (nem de legenda).

Outra coisa importante que também ainda não testei é trilhas de audio múltiplo num filme e com várias legendas. Li alguns relatos de pessoas conseguindo fazer isso no P240k então suponho que o P355k também o faça.

Por enquanto estou aprovando esse novo DVD (MPEG-4) da Samsung. Mas também ainda falta muito a testar.

Eu sei que não escrevi muita coisa (para não ficar mais longo ainda). Então podem perguntar a vontade e o que eu souber responder vou postando aqui. Não sei quantas pessoas já compraram um P355k, talvez não tenhamos uma "audiência" tão grande quanto no outro tópico sobre o P240k.

Acredito eu que muita coisa que esse player é capaz de fazer o P240k já fazia. Talvez seja uma versão "melhorada" do outro modelo.

Por equanto é isso (e desculpem os eventuais erros de português 8) )

EDIT 3: Alterei novamente o servidor das fotos. Agora todas estão hospedadas no ImageShack.
EDIT 2: Alterei o servidor das fotos. O antigo anda muito instável...
EDIT 1: Correção de termos

Editado pela última vez por cesargm em Qua Ago 10, 2005 8:07 pm, no total de 3 vez

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sáb Jul 16, 2005 10:09 am 

Data de registro: Qui Jun 30, 2005 10:46 am
ótimo review, cesar!
Saberia me dizer se o player lê arquivos com uns 30 caracteres, cheios de ponto, traço e caracteres especiais do tipo? Tenho vários discos antigos com arquivos gravados tudo do jeito que foi baixado, será que o p355k leria isso sem problema?

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sáb Jul 16, 2005 6:27 pm 

Eu testei alguns com bem mais de 30 caracteres e cheio de pontos, colchetes e etc. Ele identificou a legenda e carregou normalmente.

Mas eu precisaria fazer um outro teste. Por exemplo, colocar dois videos e duas legendas (cada uma respectiva a um video), algo mais ou menos assim:

video_xvid_1500kbps.MP3.VBR.192_001.avi
video_xvid_1500kbps.MP3.VBR.192_001.srt

video_xvid_1500kbps.MP3.VBR.192_002.avi
video_xvid_1500kbps.MP3.VBR.192_002.srt

Se ele identificar as duas legendas e carregá-las para cada respectivo AVI, então ele interpreta internamente mais de 30 caracteres mas só mostra 10.

Preciso comprar algumas mídias CR-RW boas para fazer todos os testes.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jul 17, 2005 9:32 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Sex Abr 12, 2002 9:55 am
Parabéns pelo trabalho, Cesar! Dá pra ver que você fez esse review com cuidado e dedicação, a parte gramatical está excelente, e além disso eu adoro Lost! :P
Agora, eu achei as imagens meio escuras. Tudo bem que numa delas a cena era noturna mesmo, mas a outra, com aquela noivinha sem graça do Jack falando... :lol: será que não era pra ter um pouco mais de brilho e cor nessas imagens? Como é que fica na TV?

Outra coisa: já que as legendas são ainda menores que as de um DVD original, você não acha que fica cansativo ler?

Editado pela última vez por Ferocactus em Dom Jul 17, 2005 12:23 pm, num total de 1 vezes

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jul 17, 2005 11:24 am 

Obrigado pelo elogio Ferocactus!

Respondendo sua pergunta, as imagens na TV ficam ótimas. Brilho, contraste, nitidez. Nesse espisódio em particular, a qualidade está tão próxima do DVD que só em algumas partes você consegue identificar que é MPEG-4 (e quem tiver o olho mais 'clínico' consegue dizer se é DivX ou XviD :wink:).

Mas quando você roda o video no computador fica um pouco escuro mesmo. Eu estou mandando um screenshot do mesmo frame acima da "noiva do Jack", mas tirado diretamente do video original. Por exemplo, as legendas que você está vendo embutida na foto na TV elas ficam realmente "brancas" e não essa "cor morta" que aparece nos screenshots.

Esse é o video original tirado no VirtualDub (sem legendas):

Imagem

Sobre o tamanho, eu assisti numa TV de 29', então não achei cansativo. Mas isso varia de pessoa para pessoa. Eu sempre preferi legendas pequenas (outros preferem grandes).

Eu também baxei o LastManStading.divx no site da DivX e ele roda sem problemas. Precisei renomear para .avi (ele não identifica se deixar em .divx). Apareceram as legendas e as outras faixas de áudio. O estranho foi que a legenda ficou quase no limite inferior da tela e um pouco fora de centro. Não faço idéia do porque.

Problemas de overscan não deve ser já que nos outros videos elas ficam onde deveriam ficar... estranho.

Também baixei um DivX em HD (High Definition) e o player nem toca. Ignora o arquivo e vai para o próximo. Alguém aqui já testou rodar HD em outros players? Conseguiram?

Eu já imaginava que não iria rodar, mas não custa tentar!

EDIT 2: Alterei novamente o servidor da foto. Agora está hospedada no ImageShack.
EDIT 1: Alterei o servidor da foto. O antigo anda muito instável...

Editado pela última vez por cesargm em Qua Ago 10, 2005 8:09 pm, no total de 2 vez

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jul 17, 2005 2:55 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Sex Abr 12, 2002 9:55 am
Valeu, Cesar! É que eu sou meio cismado com legendas mesmo. Prefiro aquelas maiores e mais gordinhas! :lol: (Acho que tá na hora de consultar meu oftalmologista :cry: :lol: )

Dei uma olhada agora no submarino e acabaram os P240 e P355. Se eu fosse comprar um player hoje, ficaria com o Philips 5100, que está disponível na loja. Mas como não é o caso, ainda vou ter que decidir entre Philips e Samsung. :(

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jul 17, 2005 3:18 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Nov 06, 2002 7:05 am
Cesar,

Antes que eu me esqueça, obrigado por ocupar seu tempo com um review de seu aparelho e parabéns pelo trabalho!

cesargm escreveu:
Eu também baxei o LastManStading.divx no site da DivX e ele roda sem problemas. Precisei renomear para .avi (ele não identifica se deixar em .divx).

Então, imagino que o P355 não tenha certificação DIVX.

cesargm escreveu:
Também baixei um DivX em HD (High Definition) e o player nem toca. Ignora o arquivo e vai para o próximo. Alguém aqui já testou rodar HD em outros players? Conseguiram?

Até agora, nenhum conseguiu.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jul 17, 2005 6:07 pm 

Jefferson Ryan escreveu:
Antes que eu me esqueça, obrigado por ocupar seu tempo com um review de seu aparelho e parabéns pelo trabalho!

Eu fiz minha escolha baseada no trabalho voluntário e na boa vontade de diversas pessoas aqui deste Forum. Diante disso eu pensei em dar uma "contribuição" para aqueles que ainda não decidiram qual player comprar :)

Jefferson Ryan escreveu:
Então, imagino que o P355 não tenha certificação DIVX.

Logo depois que li isso voltei e peguei a mídia que eu tinha gravado o Last Man Standing e encontrei meu erro. Não lembro exatamente o que eu fiz mas o arquivo não foi gravado com a extensão certa (não estava .divx). Daí eu pensei que ele não funcionava e testei renomeando para .avi (e funcionou). Até aí eu não tinha me tocado do erro.

Então apaguei a mídia, gravei novamente o Last Man Standing e o Revelations (Star Wars), ambos com extensão .divx. Joguei no player e ele reconheceu o formato e tocou.

Embora o video estivesse normal (como deveria de ser), as legendas ficaram fora do centro. Mas maiores do que o normal (parecia legenda de DVD). Muito estranho...

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jul 17, 2005 7:21 pm 

Data de registro: Sáb Abr 20, 2002 11:19 pm
O zoom funciona em DiVX e SVCD?!?
Há zoom 1.25x ou 1.5x, ou seja, valores intermediários entre 1x e 2x?!?

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Jul 17, 2005 8:00 pm 

Mako, não testei o zoom ainda e não tenho nenhum SVCD aqui. No manual ele diz um zoom de 2x e 4x (somente) para DVD e 2x para VCD. O que faz sentido. Depois eu testo o zoom no video em DivX e digo no que deu. Provavelmente funcione para SVCD da mesma forma.

Agora vou postar mais alguns resultados dando continuidade no "review".

Testes de Compatibilidade

Encontrei esse site com alguns exemplos de video para serem testados nos DVD/MPEG4 Players. São filmes curtos e pequenos.

Abaixo seguem os resultados, algumas observações e no final a "conclusão". Acessem o site para ler as especificações de cada video e alguns comentários do autor. Quando eu escrever "Ok" significa que o video rodou sem problema algum (isto é, sem pulos, trancos, pausas e etc).

------------------------------------
Feature-Test-DivX.Certified-Only.('20th').avi (6246kb)
Resultado: Ok

Obs.: O que está escrito no site não bate com o que o GSpot mostra. Em qual confiar?

Feature-Test-DivX.2BVOP-GMC.('Private-Beach').avi (4872kb)

Obs.: O mesmo aconteceu com o exemplo de cima. O GSpot mostra coisas diferentes do que está no site.

Feature-Test-Xvid.2BVOP-GMC.('Perfect-Day').avi (4916kb)
Resultado: Não rodou. Fica congelado em 0 segundos e a tela fica preta

Obs.: Novamente o que está no site não condiz com o que o GSpot mostra. Se eu fosse seguir o resultado dado pelo GSpot eu diria que o video funcionaria normalmente (ele diz que não tem QPel, GMC, BVOP nem NVOP).

Feature-Test-Xvid.2BVOP.('Enya').avi (6878kb)

Obs.: Também não entendi o objetivo de testar esse video. Além da qualidade ser péssima (lembra muito VCD) o video parece que não foi "compactado" de forma decente. Mesmo no computador, você vê que as imagens não fluem como deveriam. O player reproduz o video exatamente como eu vejo no computador.

Conclusão Parcial

Se os dados do GSpot correspondessem com o que está descrito no site eu confiaria nos resultados. Então continuo na dúvida se o problema é com o GSpot ou com o autor do site. Não sei em quem confiar. No final de tudo achei o teste meio bobo, não serviu para muita coisa. Só resolvi postar esses resultados porque eu já tinha feito os testes (eu os fiz antes de comparar com o GSpot).

Acho que nós mesmos poderíamos fazer uns video-exemplos e deixar disponível para que todos testassem em cada aparelho (Philips, LG, Samsung e etc). E depois compilamos uma tabela com os resultados e criamos um tópico fixo :)

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 248 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 25  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas