Olá a todos,
Minha intenção nesse tópico é fazer algo parecido com o outro sobre P240k. Gostaria de ressaltar que eu começei a testar esse aparelho hoje (não faz nem 8 horas que estou com ele) então tudo que eu disser aqui (pelo menos nesse primeiro post) é bem superficial e não deve ser tomado como decisivo na sua escolha.
Antes de escolher o P355k tomei como base o excelente review do Jefferson sobre o
Philips DVP642k e do
LG DK 8321-N. Também li todos os posts referentes ao Samsung P240k aqui no fórum (
sim, eu li as 65 páginas do tópico!) e também levei em consideração muita coisa que está disponível no site do Jefferson sobre o P240k.
Capturei algumas imagens da tela do DVD e vou mostrar algumas (sei que muitos se importam com o fato do tamanho/contrate da legenda). Não liguei o DVD na minha placa de captura porque ela não está instalada. Ao invés disso liguei a saida S-VIDEO do DVD na respectiva entrada da minha camera miniDV e daí simplesmente tirei umas fotos da captura. Não fica perfeito mas fica melhor do que tirar uma foto da tela da TV.
Getting started...
Ao ligar o player temos a seguinte imagem (
obs.: Todos os screenshots foram reduzidos de 640x480 para 384x288):
Tudo bem que isso não é importante, mas já que eu tinha capturado...
Aqui está uma tela de configuração que aparece ao pressionar o botão MENU do controle:
Antes de continuar preciso fazer uma observação. Tudo que eu disser em relação a qualidade é uma opinião minha e não deve ser tomada como absoluto. Posso dizer que sou bastante exigente em relação a qualidade de audio e video e sempre procuro por detalhes na imagem onde possa existir problemas. É só uma exigência minha. Cada um tem um nível diferente de exigência. Por exemplo, uns preferem MP3, outros preferem Ogg Vorbis. Uns preferem DivX, outros preferem XviD e por aí vai...
Pra começar testei alguns DVD´s "normais" e originais. Tudo ocorreu normalmente (deveria ser diferente?) e não há muito o que falar sobre isso. E é claro, gostei bastante da qualidade da imagem/som.
MP3 Support
Depois coloquei alguns CD´s cheios de MP3. Embora seja uma função da maioria dos DVD Players atuais [tocar mp3] não é algo que eu dou muita importância. Praticamente não uso essa função já que a maioria das minhas músicas estão no formato Vorbis.
Ainda acho bastante precário o suporte a audio que os players dão (pelo menos os que eu já vi na vida). Veja abaixo a tela de exibição do diretório de MP3´s:
Só 10 caracteres aparecem e não há nenhuma informação adicional sobre a música, isto é, não lê ID3 Tags, não mostra o bitrate, sampling, canal e etc. Ou seja, é só o básico do básico (tempo de execução). Definitivamente espero que você não compre um DVD Player só para ouvir músicas
Subtitles
Agora vamos ao que é realmente importante. Coloquei um CD-RW (daqueles que custam R$ 2,00) para testar se o player era capaz de ler e, é claro, reproduzir os videos. De fato funcionou. Depois que o disco é carregado (leva uns 7 segundos) aparece a seguinte tela:
Neste exemplo eu tenho dois arquivos na raiz do CD. Um com extensão AVI (XviD) e outros dois em formato MPEG-1 (não estão no padrão VCD). Tem também um diretório (Lost) e ao selecioná-lo aparece a seguinte tela:
Nesse diretório também existe uma legenda no formato SRT com o mesmo nome do arquivo AVI.
Obs.: Eu não gostei muito do design dos menus da Samsung. Mas tudo bem, isso não é muito importante e é algo totalmente pessoal.
Agora vamos para as legendas. Os próximos screenshots estão em 640x480 para que todos possam ver melhor. O video é da série LOST (que no Brasil é transmitida pelo canal pago AXN). Mais para o final eu vou colocar os detalhes sobre o video, por enquanto vamos nos preocupar somente com a legenda. Eis o primeiro:
Por algum motivo (
provavelmente devido ao video ser "interlaced" quando é mandado para a TV) a legenda ficou meio "cortada" na captura, mas esse "defeito"
não aparece na TV! Veja que ele é bem evidente na palavra "cara", mas não aparece tanto em "Porque".
As legendas possuem um fino contorno preto e em geral destacam bastante no filme. Pode causar alguma confusão num fundo muito claro, mas nada que incomode. Eu gostei da qualidade das legendas e achei o tamanho suficiente (
ela é um pouco menor que as legendas de DVD).
Nesse exemplo aquele problema do "corte" não aparece. Na TV as legendas ficam bem suavizadas e com um aspecto natural. Também avançei o video várias vezes (
tanto em Forward/Backward ou Next) e a legenda não perde a sincronia. Sei que alguns perguntaram sobre isso em outros tópicos e de fato não acontece, podem ficar despreocupados(as)
Video/Audio
Talvez essa seja a parte mais importante em todos os players e é a parte que eu vou ficar devendo muito

. Por enquanto não fiz todos os testes possíveis e também não testei todas as combinações problemáticas que sabemos de experiências passadas. Vou simplesmente colocar um resumo do que eu fiz hoje.
Primeiro começei testando vários CD´s (DivX-XviD) que eu tenho aqui. Todos eles foram gravados há um bom tempo em diversos gravadores e em diversas mídias (algumas boas e caras e outras bem ruins e baratas). Em todos os testes o player carregou o CD sem problemas.
Em geral estes filmes foram feitos com versões antigas do XviD e do DivX então eu imaginava que realmente não deveria dar nenhum problema. E de fato não deu. Não ocorreu nenhum problema de fluidez na imagem, nem "pulos" ou "trancos". Testei, inclusive, videos com um framerate de 25 fps e ele rodou normalmente. A princípio achei que precisava mudar alguma coisa na configuração para habilitar esse tipo de framerate. Mas funcionou normalmente também.
Além dos arquivos DivX e XviD´s, rodei diversos videos em MPEG-1 (nem todos no padrão VCD) e não tive problema nenhum. O player toca o que estiver no diretório na sequência. Acabou um video, segue para o próximo.
E como eu já tinha dito, os screenshots acima foram tirados da série LOST. Esse video está "compactado" em XviD (
não sei qual versão, não encontrei essa informação no GSpot 2.52, alguem conhece algum modo de descobrir?) e segundo o próprio GSpot o video tem habilitado o famoso NVOP (
Packed Bitstream) e o BVOP (
Bidirectional Predicted Frame).
Achei que o video apresentaria aquele famoso problema que todos relatam aqui (
por causa do packed bitstream), mas rodou normal (sem nenhum freezing ou saltos). Por último, o video tem uma bitrate média de 1031 Kbps. E só uma observação, a qualidade desse video está excelente. Chega muito perto de um filme em DVD, muito perto mesmo!
E antes de terminar esse primeiro post (
não sei se vou ter muito tempo para escrever tanto nas próximas vezes) a maior parte dos videos que rodei tinham o audio em MP3 VBR. Li alguns relatos de pessoas perdendo sincronia em outros players e fiz questão de observar bem esse fator. Fiz vários avanços e retrocessos durante um filme e a sincronia se manteve. Depois deixei rodando uns dois videos (em XviD) até o final (sem pausa) e também não teve nenhum problema de sincronia (nem de legenda).
Outra coisa importante que também ainda não testei é trilhas de audio múltiplo num filme e com várias legendas. Li alguns relatos de pessoas conseguindo fazer isso no P240k então
suponho que o P355k também o faça.
Por enquanto estou aprovando esse novo DVD (MPEG-4) da Samsung. Mas também ainda falta muito a testar.
Eu sei que não escrevi muita coisa (
para não ficar mais longo ainda). Então podem perguntar a vontade e o que eu souber responder vou postando aqui. Não sei quantas pessoas já compraram um P355k, talvez não tenhamos uma "audiência" tão grande quanto no outro tópico sobre o P240k.
Acredito eu que muita coisa que esse player é capaz de fazer o P240k já fazia. Talvez seja uma versão "melhorada" do outro modelo.
Por equanto é isso (
e desculpem os eventuais erros de português 
)
EDIT 3: Alterei novamente o servidor das fotos. Agora todas estão hospedadas no ImageShack.
EDIT 2: Alterei o servidor das fotos. O antigo anda muito instável...
EDIT 1: Correção de termos