Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 41 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Consertando e otimizando um notebook, parte 1 (PowerNow)
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 12:12 am 
Colunista

Data de registro: Qua Jul 23, 2003 2:54 pm
Conforme mencionei em colunas anteriores, a transferência para São Paulo foi a desculpa que eu precisava para finalmente adquirir um notebook. Depois de muita pesquisa e uma tentativa frustrada de adquirir a belezinha do Asus W5 que havia testado um tempo atrás, acabei optando por um Presario da série V2000, da Compaq (quer dizer, HP). O modelo exato é o V2311US, cujas especificações estão aqui.

Imagem

Não é nenhuma supermáquina, mas custou relativamente pouco (R$ 3.600, com nota e garantia) e tinha tudo o que eu precisava, inclusive o processador Turion 64 e a possibilidade de upgrades sobre os quais falarei daqui a umas duas semanas, quando estiverem concluídos. Naturalmente, trata-se de um modelo americano importado por uma empresa independente, sem vínculo com a HP Brasil. Esta anunciou um modelo baseado no Turion no início do mês, mas o preço é bem mais salgado: R$ 5.400.

O assunto desta coluna, porém, não é o fato de eu ter comprado um notebook, mas a odisséia que foi fazê-lo funcionar como deveria. Nem estou me referindo aos problemas de hardware, como a ausência do gravador de DVD prometido pela loja, que acabou substituindo o drive ótico do Presario para me atender, ou o fato de os 512 MB de RAM terem vindo em dois módulos, ao contrário do que garantira o vendedor. Os percalços que vou abordar hoje se restringem ao software, mas são até mais graves.

O primeiro senão foi a duração da bateria, abaixo de 1h30. Será possível? Pesquisei, pesquisei e só consegui me convencer de que precisaria comprar a bateria de 12 células. No tal lançamento dos HPs com Turion, porém, chamei José Carlos Yazbek, presidente da AMD Brasil, num canto e perguntei se isso era normal em um Turion. Se fosse, me arrependeria amargamente de não ter comprado um Centrino.

Diante da negativa dele, que levantou a possibilidade de a bateria ter vindo com defeito, virei a mira para os assessores da HP. Eles foram muito prestativos e se dispuseram a me emprestar uma bateria (já que a do Presario V2000 é a mesma usada nos Pavillion da série DV1000) para testar. Só me espantou o fato de saber que a HP não vende quase nenhum acessório para notebook aqui no Brasil - a bateria de 12 células que eu almejava, por exemplo, só trazendo dos EUA.

Se a culpa não era do processador e como eu não levava muita fé na história da bateria defeituosa, devia haver outra explicação. Alguns colegas presentes no evento, entre eles nosso colunista "Forrest" Xandó, o contador de histórias, e o expert em assuntos elétricos Fernando Ramos, editor da PC&Cia, perguntaram se eu já tinha olhado no BIOS se o PowerNow! estava habilitado.

Olhado eu tinha, mas não havia quase nada a fazer no simplório BIOS da Compaq - nem qualquer menção ao PowerNow! A única opção de gerenciamento de energia que eu encontrara fora a do Windows, no Painel de Controle, que estava devidamente ajustada para micros portáteis. Diante do "toque" dos amigos, porém, resolvi insistir nessa linha e me pus a pesquisar sobre problemas na habilitação do PowerNow.

Depois de muito ler sobre underclocking como técnica de prolongamento da autonomia de portáteis e baixar alguns programinhas usados na prática, observei em dois deles (o AMD Power Monitor e o RightMark CPU Clock Utility) que, de fato, a tecnologia de economia de energia da AMD não estava funcionando. Tanto na tomada quanto na bateria, em games 3D ou textos do Word, meu Turion ML28 não saía de 1.600 MHz e 1,35 V. Sem o throttling para reduzir seu clock, é natural que a bateria estivesse sendo muito mais exigida do que o esperado.

Imagem

Mais alguns saltos aqui e acolá a partir do Google bastaram para descobrir que o driver padrão do Windows XP não identifica corretamente alguns processadores da AMD. Eu já havia baixado um driver novo do fabricante de chips (do mesmo site onde achei o Power Monitor), mas um erro qualquer havia interrompido sua instalação e eu acabara não insistindo. Repetido o processo, o Turion passou a se comportar como deveria, "throttlando" para 800 MHz e 0,9 V na maior parte do tempo e prolongando a autonomia para além de 3 horas. Meus problemas estavam resolvidos... pelo menos até eu resolver me conectar a uma rede wireless. Mas isto é assunto para a próxima coluna...

Imagem

Editado pela última vez por Julio Preuss em Sex Fev 24, 2006 2:34 pm, no total de 8 vez

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 9:11 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Ter Jul 22, 2003 5:31 pm
Julio, o HD do seu Notebook é de 4200RPM mesmo? Isso não gera um gargalo no sistema?

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 9:45 am 
Colunista

h4v0c escreveu:
Julio, o HD do seu Notebook é de 4200RPM mesmo? Isso não gera um gargalo no sistema?

É sim e vc está coberto de razão. Vou abordar isso na coluna sobre upgrades, mas meu raciocínio foi que não valia a pena pagar mais caro por um de 5400 e 80 GB, que teria sido a opção aqui. Como vou para os EUA daqui a duas semanas, pretendo trocar por um de 7200 e 100 MB e fazer um up da memória para 2 GB - tudo isso vai sair por praticamente R$ 1000 lá. Mesmo lá fora tem muita gente que faz isso: compra o V2000 com tudo básico e troca até o processador - sai mais barato que comprar logo um top.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 10:20 am 
Moderador

Data de registro: Ter Abr 09, 2002 5:18 pm
Não sei se o suporte do driver dos Turion é o mesmo dos XP-M, mas o Powernow funciona desde o XP SP1, conforme escrevi na época aqui, no mini-review do NX9005:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=55352
Citação:
CPU & Chipset
Conforme o CPUID, o processador é um Athlon Mobile XP de 2200+. Ele tem a função Powernow!, função existente nas versões portáteis dos processadores AMD, desde o K6II+ o primeiro processador portátil da AMD, que consiste basicamente, conforme a definição dada pela Microsoft:
"A AMD oferece a tecnologia Powernow! nos processadores AMD mobile Athlon 4 e mobile Duron. A tecnologia Powernow! ajusta a performace do processador e seu consumo dinamicamente, ajustando a frequência e a voltagem do processador. "

Logo, todo AMD Mobile XP é destravado. Para usuários do windows XP, é necessário um patch contido ora no conjunto de drivers oferecidos pelo fabricante, já pré-instalados, ora contido no SP1, conforme a base de dados da MS Q306458:
http://support.microsoft.com/default.as ... us;306458&

Um controlador de 'throttle' mais manual que seta à força a velocidade do processador, que pode ser controlado pelo usuário é o Speedswitch XP:
http://www.diefer.de/speedswitchxp/index.html
Citação:
Max. performance keeps the CPU at maximum speed (i.e. a Mobile Pentium 3-M@1GHz runs at 1GHz continously)
Battery optimized keeps the CPU at the lower speed (i.e. a Mobile Pentium 3-M@1GHz runs at 733MHz continously)
Max. battery Keeps the CPU at the lower speed and allows further throttling depending on remaining battery power
Dynamic switching switches between the lower and maximum speed according to current CPU utilization (i.e. a Mobile Pentium 3-M@1GHz switches automatically between 733MHz and 1GHz)

O único upgrade que fiz até então foi a da placa Wi-Fi que não era incluso nesse modelo de notebook:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=121427

O bom da HP justamente é encontrar facilmente os manuais de desmontagem de cada modelo, e, achando processadores mobile para ele, fica realmente fácil dar o tal upgrade.

Outra coisa em relação a qualquer notebook mais recente, que utiliza wi-fi: "só ligue a interface Wi-Fi quando for utilizá-la. Deixar o Wi-fi ligado faz o consumo mais do que dobrar"

Amplexos

T.

Editado pela última vez por T-Rodman em Qui Fev 23, 2006 10:54 am, no total de 2 vez

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 10:25 am 

Data de registro: Qui Ago 19, 2004 11:04 am
Fico imaginando um leigo com uma máquina assim nas mãos... provavelmente passaria toda a vida útil do notebook achando que esse era o consumo normal dele.

Complicado pra caramba fazer isso funcionar... seria muito mais prático (e acredito que correto) se realmente tivesse uma opção na BIOS e de preferência se essa opção já viesse ativada como padrão.

abraço,
Guipa

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 10:41 am 

Data de registro: Qua Jun 30, 2004 12:51 pm
Ótima matéria,jamais comprarei um computador dêsses.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 10:44 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Jun 23, 2004 7:00 pm
Pensei que durasse mais a bateria dos turions, meu dothan de 1.6ghz tem autonomia de 4 horas em uso office, isso sem nenhuma otimização. No artigo do Paulo eu li sobre o centrino hardware control e passei autilizá-lo.
Modifiquei as voltagens de acordo com o que o Paulo indicou:
1.6ghz@1.1v
0.6ghz@0.6v

Tem mais estágios é claro, mas esses 2 são o maior e menor respectivamente. Com essas otimizações a autonomia passou para 5 horas!!!
Tente achar algo semelhante para os turions, você vai se surpreender.
Um abraço.

Editado pela última vez por PRCBA em Qui Fev 23, 2006 10:45 am, num total de 1 vezes

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 11:22 am 
Colunista

PRCBA escreveu:
Pensei que durasse mais a bateria dos turions, meu dothan de 1.6ghz tem autonomia de 4 horas em uso office, isso sem nenhuma otimização. No artigo do Paulo eu li sobre o centrino hardware control e passei autilizá-lo.
Modifiquei as voltagens de acordo com o que o Paulo indicou:
1.6ghz@1.1v
0.6ghz@0.6v

Tem mais estágios é claro, mas esses 2 são o maior e menor respectivamente. Com essas otimizações a autonomia passou para 5 horas!!!
Tente achar algo semelhante para os turions, você vai se surpreender.
Um abraço.

Isso existe no RightMark que eu testei e, provavelmente, no que foi indicado pelo T-Rodman, mas eu ainda não quis mexer. Por enquanto, queria apenas fazê-lo funcionar como deveria com os ajustes "de fábrica". Mas já vi que dá para ganhar mais uma meia hora só fazendo o undervolt do chip gráfico, pouquíssimo exigido nas aplicações office.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 11:39 am 
Usuário Senior

Data de registro: Dom Jun 08, 2003 4:28 pm
Eu até estranhei nesse ponto, quando não ativou o Cool'n Quiet:

Julio Preuss escreveu:
Depois de muito ler sobre underclocking como técnica de prolongamento da autonomia de portáteis e baixar alguns programinhas usados na prática, observei em dois deles (o AMD Power Monitor e o RightMark CPU Clock Utility) que, de fato, a tecnologia de economia de energia da AMD não estava funcionando. Tanto na tomada quanto na bateria, em games 3D ou textos do Word, meu Turion ML28 não saía de 1.600 MHz e 1,35 V. Sem o throttling para reduzir seu clock, é natural que a bateria estivesse sendo muito mais exigida do que o esperado.

Aqui mesmo no Forum, com um tutorial do amigo |Nadinhooo|, consegui ativar o CnQ do meu 3200+@800MHz, mesmo sem o AMD Driver.
Talvez, deva ser uma configuração do RM que não consegiu ativá-lo.

Editado pela última vez por SamuraiUTI em Qui Fev 23, 2006 11:45 am, num total de 1 vezes

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 11:40 am 
Colunista

theoos escreveu:
Ótima matéria,jamais comprarei um computador dêsses.

Também não é para tanto... depois que você sabe como resolver, é uma boa máquina - principalmente pelo preço que foi

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 41 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas