Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 45 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Mar 15, 2006 5:17 pm 
Usuário Senior

Data de registro: Qua Abr 10, 2002 12:19 am
O EMU10k1 é o DSP da Live 5.1, é bem velho.
Deve ser dificil encontrar documentação sobre ele, procure uns reviews do lançamento da SB Live! original (que nem era 5.1), devem ter alguma informação interessante.
Se não me engano ele foi levemente melhorado para a primeira Audigy (Emu10k2).
As Audigy 2 usam outro DSP, bem melhor.

Não conheço o chip da Live 7.1, só sei que é o mesmo da tal Audigy SE.
A MSI K8N Diamond tem uma Live 7.1 onboard e a Diamond Plus (SLI32x) tem uma Audigy SE onboard, são o mesmo chip, nem sei se eles tem alguma diferença técnica...

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sáb Mar 18, 2006 3:02 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Dom Mai 01, 2005 11:34 am
Achei a Live 5.1 nessas duas lojas:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabu ... 1:05:07:04

http://www.mxshop.com.br/mxs/detalhes.p ... d_pro=1974

Mas me assustei com a diferença de preço. Alguém conhece essa mxshop?

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Mar 19, 2006 1:56 pm 
Usuário Senior

Data de registro: Sex Nov 18, 2005 6:44 pm
bom, finalmente arrumei algum tempo, baixei os 3dmark 01, 03 e 05. atualizei o driver da minha vga ( 84.21_forceware_winxp2k_international_whql.exe ) e botei para rodar os 3dmark com o som onboard da minha msi k7n2 delta2 ilsr. repeti o processo com os drivers pax 2.2 VI e com os drivers originais da placa, não mudando absolutamente nada mais. em relação a pontuação original da minha placa de som onboard, aconteceu o seguinte:

- o 3dmark 01 apontou que perdi 2 pontos usando os drivers pax. usando o driver original da placa, apontou que ganhei 11 pontos;

- o 3dmark 03 apontou que perdi 2 pontos usando os drivers pax. usando o driver original da placa, apontou que ganhei 2 pontos;

- o 3dmark 05 apontou que perdi 1 ponto usando os drivers pax. usando o driver original da placa, apontou que ganhei 2 pontos

- o 3dmark 03 não fez o teste de 60 sons usando o driver original. deu erro:
Imagem
link alternativo:
http://img8.picsplace.to/img8/11/3dmark.gif

a versão usada do 3dmark 03 foi a 3.6.0. não havendo possibilidade de executar este teste, desabilitei o teste de 60 sons para testar os drivers originais. com os drivers do pax, informa que o teste não é suportado. a onboard tb não suporta.

considerando isso, eu achei que o ganho com a placa de som, em termos 3dmark, foi praticamente irrelevante. os drivers do pax eu desinstalei após realizar o teste e não pretendo usá-los novamente. o controle de volume ficou com caracteres estranhos no controle principal. o som parece ter ficado melhor, mas dispensei de qualquer forma.

de relevante que vi: a temperatura do meu processador subiu 11ºC, ficando em idle a 57º no momento. estou tendendo a considerar isso como acaso, pois a temperatura ambiente também subiu e eu não lembro de ter visto a temperatura que marcava antes de iniciar os testes. antes que alguém diga "isso é a sua fonte que não aguentou", informo que a minha fonte é uma thermaltake w0008 420 pfc. suponho que ela seja capaz de aguentar sem o menor problema a agregação de uma placa de som melhor. de qualquer forma, o consumo de energia apontado pelo meu nobreak também aumentou alguns W. subiu coisa de uns 5. suponho que isso tenha alguma relação com o aumento de temperatura que observei, mas isso pode ser meus coolers rodando mais rápido para compensar o aumento de temperatura. de qualquer forma, vou rodar mais testes para observar se é relevante essa subida de temperatura. o som ficou melhor, mas 11º a mais não é pouca coisa para ser ignorado...

[]s

Assunto do Tópico: A Live é superior a ALC850
MensagemEnviado: Dom Mar 19, 2006 3:40 pm 

Data de registro: Sáb Jan 07, 2006 8:04 pm
O problema com a Live não é de hardware mas de software. Os drivers da Creative são horríveis e apresentam inúmeros problemas de compatibilidade com outros hardwares. Não conheço o driver Youp-Pax que o Rush citou, mas tenha certeza de que qualquer driver alternativo é melhor que o driver original da Creative. Como diriam os americados, o driver da Creative "is a piece of shit"! :)

O que recomendo é o driver da Kx Project: http://www.kxproject.com/

Este driver foi desenvolvido pensando não apenas em solucionar os inúmeros problemas presentes nos drivers da Creative mas, ainda, oferecer boas opções para quem usa a Live para produção musical, visando principalmente diminuir a latência presente nesta placa oferecendo um driver Asio, coisa que nunca esteve presente nos drivers da Creative. E oferece suporte para o Live Drive também.

E posso atestar que realmente funciona. Fiz produção musical com uma Live durante um bom tempo e consegui efetivamente alcançar uma baixa latência. Só mais recentemente é que senti a necessidade de partir para um hardware melhor e optei por uma Delta 1010 da M-Audio. Mas minha Live 5.1 continua espetada na máquina, utilizando-a para jogos.

Não tenha dúvida da superioridade da Live sobre a ALC850.

Editado pela última vez por psy4fun em Qui Ago 12, 2010 1:10 pm, num total de 1 vezes

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Mar 19, 2006 3:42 pm 

Data de registro: Sáb Jan 07, 2006 8:04 pm
Doom,

Efeitos como reverb, filtros, etc estão presentes no Kx e basta configurá-los. Inclusive o Kx permite fazer roteamentos diversos desses efeitos e de filtros, característica não presente no drive da Creative. Quanto a inversão de speakers, trata-se apenas de configuração que é resolvida com um clique.

[doom] escreveu:
RusH, o Paulo Couto comentava sobre a SB Live 7.1 24 bits.

A Live 7.1 é HSP, mas a Live 5.1 tem o EMU10k1, um poderoso processador de audio.
Comparando com um som onboard atual, a Live 5.1 só fica devendo os 2 canais adicionais, no resto é bem melhor.
A Live 7.1 (mesmo sendo HSP) é muito superior a qualquer som onboard AC97, tanto em desempenho, recursos e qualidade sonora.
E suponho que seja superior em qualidade sonora a Live 5.1.

A questão do consumo de CPU é relativa, a Live 5.1 consome bastante CPU porque seus drivers não são lá essas coisas e a Creative abandonou o desenvolvimento dos drivers para a Live 5.1 em 2002...
Mas ainda os considero melhor que os tais alternativos.

Eu tinha uma Live 5.1 e testei um driver desses (acho que era o KX Project).
Ele aproveita melhor a potência do Emu10k1 (menor consumo de cpu em jogos), mas não faz o mesmo tratamento no audio que os drivers da Creative, o som sai "pobre" (sem reverb, sem filtros, etc) como num som onboard...
E teimava em mandar o som dianteiro para a saída traseira porque dizia que oferecia mais qualidade...

Para quem não está contente com a qualidade sonora do som onboard e está pensando em comprar uma plaquinha de som.
Além da SB Live 7.1 há algumas placas bem baratas equipadas com o CMedia 8768, algumas até sem marca visivel.

Eu vou encarar uma dessas, depois posto minhas impressões aqui.

Para usuários mais exigentes, a CMedia oferece o 8768+, basicamente igual ao 8768 normal, mas suporta Dolby Digital Live Encoder (recurso antes exclusivo do Soundstorm), recurso que permite "ambientar" qualquer fonte sonora dentro do 5.1 (ou 7.1) usando a saída digital.

PS. os sons "onboard" High Definition Audio também oferecem esse recurso.

Editado pela última vez por psy4fun em Qui Ago 12, 2010 1:13 pm, num total de 1 vezes

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Mar 19, 2006 11:01 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Sáb Abr 03, 2004 6:24 pm
Eu ia baixar esses KX no lugar do Youp-PAX, mas a última atualização do KX que encontrei data de 2005, sendo que a útima atualização do Youp-PAX saiu agora em março.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Mar 19, 2006 11:48 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Ter Jun 03, 2003 3:49 am
Na verdade o kX 3537 é o último no site por ser o último estável.

Mas o driver continua em atualizaçao e a versão 3538j saiu há pouco
tempo. Está no fórum deles.

http://www.driverheaven.net/showthread.php?t=97845

Ainda não testei pois estou somente com o Soundstorm no momento,
mas pretendo em breve estar de Audigy novamente.

[]s
Matheus

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Mar 20, 2006 8:18 am 
Usuário Senior

me injuriei ontem com meu pc congelando 2x. bateu em 65º, que é muito acima da temperatura usual do pc. resolvi fazer o teste do dedo, desliguei o pc e encostei no emu10k1. estava razoávelmente quente. quente demais até, para o meu gosto. tirei a placa do pc e liguei novamente. a temperatura voltou aos 43-45º habituais do meu pc. aos que tem essa soundblaster live 5.1: essa placa normalmente esquenta tanto assim? pergunto pq o pc do meu cunhado tem uma igual e a temperatura do dele raramente baixa dos 60º tb. hj a tarde devo fazer o mesmo teste que fiz no meu, ou seja, sacar a live fora. caso baixe a temperatura esse mesmo absurdo que baixou no meu, essa placa só volta para o pc com uma mod nela: um conjunto dissipador/cooler e, mesmo assim, só permanece se esse absurdo de aumento de temperatura diminuir muito

não tem justificativa que eu encontre para 20º de aumento de temperatura em idle, sem nem ao menos tocar algum som. o som dela pode ser bem melhor do que o meu onboard, mas tem pelo menos 20º de argumentos contra essa placa no momento

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mar 21, 2006 4:14 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Qui Jul 29, 2004 10:49 pm
R u s H escreveu:
Até hoje não ví nada que comprove que o essa melhora seja por causa do hardware, nem na documentação da Creative.
E você não é o primeiro que me diz que notou essa diferença e vou lhe dizer o que já disse em outro tópico.
Eu acredito que essa melhora seja por causa dos drivers ou algum filtro, mas por causa do chipset da placa com certesa não, ela não tem chipset para isso.

Acho que você está sendo precipitado. Em qualquer review de placa de som você confere que os chip onboard são consideravelmente mais lentos que os off-board.

Veja alguns comparativos e comprove como o chip faz toda a diferença:

Imagem

Imagem

Imagem

Tente dar uma olhada nos reviews de placa de som do Guru3D, e lá irá confirmar o que estou dizendo.

Como eu tava dizendo em outro tópico há pouco, outro dia fiz um teste com um amigo entre a ALC850 e a Audigy 2 ZS e a diferença em tudo é um absurdo: qualidade, volume, destribuição de canais e performance (há extremos que ultrapassam 20%!).

Apenas pra responder ao tópico, sim, uma Live! 5.1 vai ser bem melhor que a ALC850, tanto em performance quanto em qualidade. Enquanto as ALC850 tem SNR de 83 dB, as Live! 5.1 tem 100 dB, ou seja, muito mais volume e qualidade. Isso pra não falar também que utilizam menos a CPU pra fazer o mesmo trabalho. ;)

Falow!

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mar 21, 2006 8:20 am 
Usuário Senior

sobre o calor produzido pela live 5.1, fiz um teste com outra placa, em outro pc, que também batia nos 60º de graça. tirei ela do pc do cara ontem e baixou no ato para 40º. funcionou assim por algumas horas, manteve os 40º. feito isso, coloquei um bowler que tinha a mão literalmente "colado" na live. isso manteve a temperatura praticamente constante em 42º. como o problema apareceu em 2 placas distintas, desconfio que seja a própria placa a superaquecer mesmo.

no caso do pc do meu cunhado, q foi onde testei a outra live, ele chegou a ficar surpreso com o resultado. ele jurava que era o 2600+ dele q era esquentado, apesar de eu já ter dito para ele diversas vezes a temperatura do meu, q usa o mesmo cooler que ele. dito isso, vou procurar uma certa artic adhesive e fazer um mod nessa placa. vai nascer um dissipador no emu10k1 e um cooler.

na real, não tem cabimento essa diferença de temperatura.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 45 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas