Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 8 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Tutorial de circuito impresso, mais fácil ainda.
MensagemEnviado: Dom Abr 16, 2006 3:11 am 

Data de registro: Seg Dez 08, 2003 2:22 am
Olhando os tópicos relacionado com a criação de placas de circuito, usando serigrafia, placas prontas (já com produtos de sensibilização), laser etc, etc....

Eu costumava a utilizar uma impressora laser, tentei imprimir em papel de foto para lazer, sufite, porém o resultado final nunca fica bom. O que eu descobri neste processo é que você pode criar decalques para ser aplicado na placa de circuito usando a mesma técnica do ferro de passar, impressora lazer e papel.

Porém a diferença está no papel!

O processo é bem mais simples e 100% mais fácil, seguro e limpo, não precisa se preocupar com produtos químicos, não precisa revelar a placa. O papel que eu utilizo é um simples resto do papel que sobra de etiquetas.

Eu utilizei aqui nos meus testes etiquetas para impressora lazer e inkjet da PIMACO modelo 6080, porém qualquer outra poderá ser utilizada desde que seja para utilização em impressoras laser. Utilize ou arranque todas as etiquetas incluindo as bordas, o que vai sobrar é um papel liso e brilhante porém forte o suficiente para aguentar um ferro de passar bem quente e a temperatura da impressora para fixar o toner.

1- Imprima o desenho espelhado da sua placa de circuito impresso, na parte lisa e brilhante do papel em uma impressora laser.
2- Recorte os pedaços maiores que o tamanho da placa de circuito para que você possa fixar com fita isolante, a fita isolante não queima ou derrete quando se coloca o ferro de passar em qualquer pedaço dela.
3- Fixe a placa e o desenho em um pedaço de madeira.
4- Aqueça o ferro de passar, não precisa ser muito quente.
5- Apoie sem fazer força o ferro sobre o desenho da placa por 10 segundos, retire o ferro e espere a placa esfriar.
6- Remova o papel com cuidado, você verá que o desenho sai 100% na placa, sem erro, sem defeitos. Caso sobre alguma coisa no papel, coloque-o novamente no lugar e aqueça co cuidado apenas aquele pedaço que não descolou.

Simples, fácil, rápido e limpo.

É possível ainda utilizar a mesma folha por mais uma vez (duas vezes no máximo). O importante com esta transferência é não fazer muita pressão pois caso contrário a imagem vai ficar esmagada na placa, o calor do ferro faz com que o toner se transforme um plástico e ele gruda fácil na placa depois de levemente aquecido.

Espero que vocês gostem da dica.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Abr 16, 2006 10:07 pm 

Data de registro: Sáb Fev 28, 2004 6:10 pm
Muito interessante, cara. Mas vc saberia me dizer se funciona bem com tonner não-original? tipo akeles da extralife?

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Abr 17, 2006 11:18 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Dom Mar 27, 2005 10:45 am
Boa dica! 8)
Segundo alguns sites por aí, esse é o melhor papel para transferencia termica, e não os glossy, photo, etc.
Já faz algum tempo, andei procurando esse papel, chama-se 'papel siliconado', mas não encontrei nas papelarias.
Aí comprei uma folha de adesivo e obtive o 'papel siliconado', mas o cara da gráfica expressa onde costumo pedir impressões laser recusou-se a imprimir no tal papel, temendo prejudicar o equipamento. :( Ele só imprime nos papéis que ele tem lá. :x
Como eu não tenho acesso a uma impressora laser :cry:, e portanto não tenho a liberdade de imprimir no que quiser, do jeito que quiser, acabei desistindo da transferencia termica, e aderindo ao método com emulsão serigráfica, que apesar de ter que lidar com químicos, etc., tem dado bons resultados e mantido o baixo custo.

[ ]s

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Abr 17, 2006 9:57 pm 

Olá Marcelo, não sei lhe informar pois aqui eu uso toner original HP, porém deverá funcionar da mesma maneira, depois você me diz como ficou.

Olá Akira386, o pessoal é meio desconfiado mesmo, lembro quando mandei imprimir um page'n'peel ou algo assim que é uma folha azul, é um papél próprio para desenho de PCB. Talvez ele fique menos despreocupado se você utilizar esse papel siliconado de um produto feito para ser impresso em impressoras laser.

Como o papel é fino eles temem que o papel queime ou derreta dentro do aparelho, porém se for utilizado o papel recomendado não há problemas.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Abr 17, 2006 10:36 pm 

Data de registro: Sex Set 03, 2004 8:55 pm
Olá wellington!

Agradeço muito por oferecer mais uma opção para fazermos o desenho do circuito impresso com bastante precisão. Gostei muito da idéia. Só vou deixar uma sugestão. Talvez você consiga melhorar ainda mais o tutorial com fotos do processo. Só uma sugestão para nos ajudar a entender melhor e podermos utilizar o processo tbm, ok?

Abraço

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Abr 17, 2006 10:45 pm 

Ok, quando eu for montar uma placa eu adiciono as fotos.

Assunto do Tópico: kit para placa
MensagemEnviado: Qui Jun 05, 2008 8:33 pm 

Data de registro: Qua Mai 28, 2008 9:57 pm
www.elektrotech.com.br

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Jun 12, 2008 4:55 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Out 23, 2002 7:07 pm
Faz um bom tempo que eu não estou mexendo com eletrônica, por falta de tempo infelizmente.
Cheguei a fazer algumas placas de circuito impresso com o método de aplicação de tonner em papel glossy. Certamente é muito melhor que desenhar à mão mas nunca consegui a um resultado que me deixasse 100% satisfeito (o tonner sempre ficava um pouco falhado sobre a placa). Vou tentar com esse papel aí pra ver como fica!

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 8 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas