|
Comprei um P366 para substituir meu Philips 5100K, do qual gostava muito mas que durou menos de um ano. Tenho, então, um monte de DVDs já gravados com mpg4 (divx e xvid), em multisessão em DVD-R, embora a maioria com apenas uma sessão (deixada aberta). Meu receio era de perder muita coisa (pois só o Philips parece aceitar multisessão), e também de encontrar no P366 esses problemas de travamento.
Inicialmente fiquei apavorado pois comecei a encontrar muitos travamentos e outros defeitos. Mas aos poucos, com muito trabalho, fui entendendo muitos dos problemas e absolvendo, em grande medida, o player da Samsung.
Vou descrever alguns problemas que tive, pois isso poderá ser útil a mais alguém. Refiro-me aqui apenas a videos em formato MPG4 (divx).
1. Num DVD gravado há pouco tempo havia gravado uma série de documentários (não os havia lido antes num DVD player). No P366 o primeiro capítulo parecia sem som. E dava umas paradas. O segundo capítulo não entrava, pulava para o segundo. Os outros pareciam bem. Lendo no computador, funcionava (uso BSPlay). Contudo, regravando num DVD+RW, notei que reproduzia corretamente. Descobri, então, que meu gravador de DVD, que estava se comportando meio aleatoriamente, havia gravado o DVD com erro.
Conclusão: o P366 é mais sensível a erros de mídia que o meu leitor de DVD.
2. Alguns DVDs antigos, não muitos, que o Philips lia, deram problema, às vezes até na carga de um arquivo.
Conclusão: o P366 é mais sensível a erros de leitura que o Philips.
3. Um dos filmes possui duas trilhas sonoras e uma soa muda no P366. Investigando, descobri que essa trilha muda era codificada em MP2. No Philips tocava sem problema.
Conclusão: o Philips, em algumas coisas quanto à codificação, é mais tolerante.
4. De tres filmes semelhantes que não tocavam no Philips, dois tocam no P366. Todos são XviD, BVOP, e dois Packed BitStream. O que não toca no P366 talvez seja por ter a resolução de 736x544, além da resolução máxima de 720x576 informada no site do Ryan.
Conclusão: em outras coisas, é o P366 o mais tolerante.
5. Não sei em que medida alguns outros problemas de leitura no P366 podem ser atribuídos ao fato deles estarem gravados em multisessão, o que absolveria ainda mais o player.
Conclusão geral: vou ficar com o P366, dado que os travamentos podem eventualmente ser explicados pela qualidade da gravação, e não por problemas de interpretação de códigos divx/mp3. Espero que essa sensibilidade à gravação não se reflita em grande número de DVDs normais alugados.
|