Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 16 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Encha o tanque do notebook, por favor.
MensagemEnviado: Dom Jul 16, 2006 11:29 pm 
Colunista

Data de registro: Qua Jul 23, 2003 2:54 pm
Em minha primeira coluna aqui para o Fórum, datada de janeiro de 2005, eu falava sobre os diversos produtos apresentados no Consumer Electronics Show daquele ano para alimentar de energia os eletrônicos portáteis. De carregadores solares e baterias descartáveis para celulares, não faltavam acessórios para saciar a sede de watts de nossos gadgets.

Na ocasião, apenas citei as células combustíveis e microturbinas e prometi que seriam assunto de uma próxima coluna, mas só me lembrei da história recentemente, quando falei dos capacitores nanotecnológicos que podem funcionar como superbaterias. A coluna não foi tão próxima quanto eu imaginava, mas hoje estou, finalmente pagando a promessa!

Comecemos, então, pelas tais fuel cells. Esses dispositivos, tais quais as baterias, são conversores eletroquímicos de energia. Transformam energia química em elétrica numa reação envolvendo anodos, catodos e eletrólitos, quase como aquilo que aprendemos sobre pilhas nas aulas de Física do colégio. A diferença é que, numa célula combustível, os reagentes não ficam armazenados no sistema - eles chegam de uma fonte externa, são consumidos pela reação e expelidos sob outra forma.

Por conta disso, as células combustíveis não podem ser recarregadas ligando-as na tomada - precisam ser abastecidas com o combustível da reação. Mas não são um desperdício como as pilhas descartáveis, pois o abastecimento regular permite que gerem energia por tempo indeterminado, como o motor de um carro. Também precisam pôr pra fora o que sobra da reação - coisa que só não é mais grave por que esses restos normalmente são apenas vapor d'água.

Explica-se: a célula combustível mais comum combina hidrogênio no anodo com oxigênio do ar, no catodo. As móleculas de hidrogênio (H2) se transformam em dois prótons (H+) e dois elétrons (e-). Os prótons atravessam a membrana eletrolítica feita de polímeros e se combinam com átomos de oxigênio do outro lado. Para cada quatro móleculas de hidrogênio é consumido uma de oxigênio (O2), formando duas moléculas de H2O (também conhecida, exceto pelo ex-governador do Rio, como água). E os elétrons? Estes, impossibilitados de atravessar a membrana, precisam seguir por outro caminho: um circuito elétrico.

O problema é que ainda não é possível produzir hidrogênio em casa e armazená-lo sob a forma de gás pode ser muito perigoso - que o digam os passageiros do dirigível Hindenburg, que virou pó em menos de um minuto quando os 200 mil metros cúbicos de hidrogênio que o faziam voar pegaram fogo, em 1937. Há quem diga, também, que a eletricidade necessária para fabricar hidrogênio a partir de eletrólise e tanta que o uso dessas células combustíveis em automóveis, por exemplo, apenas deslocaria o problema de um lugar para o outro, já que essa energia normalmente seria produzida pela queima de combustíveis fósseis - não renováveis e muito poluentes.

A alternativa, por enquanto, tem sido usar metanol - o primo do álcool usado como combustível em algumas categorias do automobilismo. Rico em hidrogênio, ele alimenta um tipo ligeiramente diferente de célula combustível que consome um pouco menos de água do que produz e expele também moléculas de dióxido de carbono. Não são tão limpas quanto as células movidas a hidrogênio puro, mas o dióxido é bem menos nocivo que o monóxido produzido pelos motores a combustão. E o metanol, apesar de tóxico, é bem mais seguro de armazenar e ocupa muito menos espaço que o hidrogênio.

Se até agora esta coluna está parecendo coisa de ecologista high-tech ou cientista maluco sem maiores relações com computadores e afins, sugiro a leitura da notícia publicada pelo spider_wise em agosto do ano passado, sobre a apresentação de uma célula combustível movida a metanol capaz de fornece 25W a um notebook, por exemplo. Ou da que o LU.IZ pescou da Folha em meados de 2004, sobre a célula criada pela Toshiba para alimentar MP3-players e afins. E recomendo que leiam os comentários também, pois muito já foi esclarecido sobre os prós e os contras da tecnologia e do metanol.

E as microturbinas? Ficam para a próxima (espero) coluna.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 17, 2006 8:50 am 

Data de registro: Qua Jan 25, 2006 12:40 pm
falta investimento público na área de energias alternativas

A propaganda d aPetrobrás que diz que somos auto-suficientes em petróleo e em energia em geral e blablabla: mas pagamos muito mais caro na gasolina que os estado-unidenses, por exemplo

E quem diria, outro dia vi uma noticia(desculpem, nao tenho o link agora) que o Irã desenvolveu um carro movido a energia solar + célula de combustivel...

Ou seja, falta é VONTADE de deixar essas "fontes de energia" acessíveis.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 17, 2006 10:02 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Sex Abr 02, 2004 7:46 pm
Energia Nuclear parece ser uma boa solução para a produção em massa de hidrogênio
afinal, um reator de última tecnologia produz muito pouco lixo nuclear, além de ser praticamente impossível um acidente :)
e urânio tem e sobra :o

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 17, 2006 10:52 am 
Usuário Senior

Data de registro: Qua Mai 01, 2002 12:07 pm
Wagner Felix escreveu:
falta investimento público na área de energias alternativas

A propaganda d aPetrobrás que diz que somos auto-suficientes em petróleo e em energia em geral e blablabla: mas pagamos muito mais caro na gasolina que os estado-unidenses, por exemplo

E quem diria, outro dia vi uma noticia(desculpem, não tenho o link agora) que o Irã desenvolveu um carro movido a energia solar + célula de combustivel...

Ou seja, falta é VONTADE de deixar essas "fontes de energia" acessíveis.

Vai no site da Petrobras ( www.petrobras.com.br ), veja o quanto ela recebe pelo litro de gasolina, e veja o quanto fica com os atravessadores e impostos em geral.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 17, 2006 11:52 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Ter Jan 20, 2004 10:33 am
Ótima coluna Júlio, me lembrei na hora das aulas de eletroquimica! rs :lol:
Essa célula combustível de hidrogênio é a forma de combustível utilizada pelos ônibus espaciais?

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 17, 2006 1:55 pm 

Data de registro: Sex Jan 20, 2006 5:26 pm
A célula a combustivel que usa metanol na verdade não usa metanol, ela gera gás hidrogenio a partir do metanol, e esse sim, é usado na célula a combustível. O gás carbonico produzido que está citado no texto vem da decomposição do metanol para a formação do gás hidrogenio, porém o gá carbonico é um "veneno" para a célula, pois ele pode inutilizar a célula se a quantidade de gás carbonico produzida pela decomposição for alta.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 17, 2006 2:00 pm 

Data de registro: Dom Ago 28, 2005 8:54 pm
É... vamos engatinhando mas aos poucos vamos chegando lá.

Se não fosse pelo cartel do petróleo nós já teríamos coisas muito boas por aí no quesito energia.

Magog................

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 17, 2006 7:19 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Abr 10, 2002 12:01 am
Olá...

Sou da velha turma aqui do FPCS.
Li seu artigo sobre o note Compaq V2000 o que me motivou a comprar um, especificamente o V2570NR, muito semelhante ao seu.
Logo que recebi, formatei e reinstalei tudo, corrigi o problema do cool & quiet, mas...

Ficou no ar a situação do Wi-FI que comentou no seu artigo.
Aqui comigo, se habilitado, devora as baterias.
E com você, a mesma coisa???

Estou curioso, me antecipa o assunto.

Obrigado.

#1.Q9450@3800Mhz/P5Q-E/GSK 8GB/4870X2+9600GTOC/CM Z660/1000W/M-25 64GB + 2TB/HAF 932
#2.E8400@4050Mhz + monte coisa.
#3.E5500@3500Mhz + monte coisa.
#NBs. CPQ V2570/EEE701/+V41/ACER 1410

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 17, 2006 9:47 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Sáb Ago 27, 2005 7:52 pm
Citação:
O problema é que ainda não é possível produzir hidrogênio em casa e armazená-lo sob a forma de gás pode ser muito perigoso - que o digam os passageiros do dirigível Hindenburg, que virou pó em menos de um minuto quando os 200 mil metros cúbicos de hidrogênio que o faziam voar pegaram fogo, em 1937.

O Hindeburg não explodiu por causa da camada de proteção? Foi o que eu ouvi falar num documentário há uns 100 anos atrás... :?
Voltando ao assunto do artigo...
Metanol é produzido como? Porque se for através de algum grão ou de cana-de-açúcar, esse movimento vai ser uma mão na roda para o Brasil.
Brasil, o país do hidrogênio! :D

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Jul 20, 2006 11:59 am 

Data de registro: Qua Mar 12, 2003 3:33 pm
thiagolckurovski escreveu:
Citação:
O problema é que ainda não é possível produzir hidrogênio em casa e armazená-lo sob a forma de gás pode ser muito perigoso - que o digam os passageiros do dirigível Hindenburg, que virou pó em menos de um minuto quando os 200 mil metros cúbicos de hidrogênio que o faziam voar pegaram fogo, em 1937.

O Hindeburg não explodiu por causa da camada de proteção? Foi o que eu ouvi falar num documentário há uns 100 anos atrás... :?
Voltando ao assunto do artigo...
Metanol é produzido como? Porque se for através de algum grão ou de cana-de-açúcar, esse movimento vai ser uma mão na roda para o Brasil.
Brasil, o país do hidrogênio! :D

O Hindengurg explodiu por causa da da carga estática que ele carregava... qdo ia aportar o cabo de aço que é solto do dirigível para prende-lo a terra conduziu energia e gerou faisca, a qual em contato com o hidrogênio, provavelmente por uma falha na camada isolante... fez com que todo o hidrogênio inflama-se !

O metanol se não me engano é extraido de arvore... Eucalipto e não
de cana-de-açucar..... e os maiores produtores são os EUA que tem até corridas de carro que utilizam este tipo de combustível. Como por exemplo a Dragster Top Alcohol !!!

Abraços

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 16 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas