Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 24 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Eurion, uma constelacão contra falsificações
MensagemEnviado: Seg Mai 07, 2007 8:45 pm 
Colunista

Data de registro: Qua Jul 23, 2003 2:54 pm
O assunto não é nenhuma novidade, mas como eu só fui ler a respeito recentemente e achei muito interessante, achei que valia a pena compartilhar com vocês. Em tempo: só por curiosidade, OK? Nada de sair copiando dinheiro por aí para mostrar que consegue.

Quem assistiu ao "Homem que Copiava" pode achar que é facílimo falsificar cédulas usando uma copiadora colorida. Se você tentar fazer isso com algumas notas (de Euros, principalmente), em copiadoras fabricadas nos últimos dez anos, vai descobrir que as máquinas simplesmente se negam a reproduzi-las. E se tentar escanear dinheiro no Photoshop CS, dará de cara com uma mensagem que avisa que o programa não suporta a edição de imagens de cédulas e um link para um site sobre repressão à falsificação.

Muita gente já sabia disso, mas quantos já se questionaram como as máquinas de "xerox" e os programas conseguem identificar as notas? Alguém poderia até cogitar que eles tivessem essas imagens arquivadas internamente e as comparassem com cada página copiada ou digitalizada, mas isso não explicaria o fato de identificarem até modelos de notas criados depois da fabricação da copiadora (ou lançamento do software).

Metade do problema foi resolvido há tempos e explicada por Markus Kuhn, da Universidade de Cambridge, cinco anos atrás. Repare no verso da nova cédula de US$ 20, abaixo. O tamanho não ajuda, mas com um pouco de esforço dá para notar uma série de números "20" amarelos espalhados nas duas laterais da nota, certo? Eles também aparecem (nas denominações corretas, claro) nas cédulas de US$ 10 lançadas no ano passado e nas de US$ 50, de 2004 em diante. E escondem um pequeno segredo.

Imagem

O primeiro algarismo desses números não serve para nada, mas os zeros perfeitamente redondos estão dispostos de uma forma muito especial, batizada informalmente de "Constelação Eurion". É uma dupla referência às notas de Euro, onde foi observada pela primeira vez, e à constelação de verdade Orion. Cinco bolinhas de 1 mm de diâmetro dispostas dessa forma são o suficiente para dizer às copiadoras que aquilo é uma cédula.

O uso dos círculos como zeros é apenas uma das formas criativas que os desenhistas de cédulas encontraram para inserir as constelações em suas criações. Em notas de outros países elas aparecem como detalhes de desenhos geométricos, pontos perdidos num fundo vazio e até "cabecinhas" de notas musicais. Para as copiadoras, pouco importa... desde que as formações sejam visíveis e mantenham as proporções.

Imagem

Engenhoso, né? O problema é que isso só explica como as copiadoras reconhecem dinheiro. Steven Murdoch, um outro pesquisador da Universidade de Cambridge, realizou vários testes com softwares de edição de imagem e concluiu que eles não dependem da Eurion para saber quando estão diante de uma cédula.

Desta vez, parece que o sistema é baseado em marcas d'água digitais criadas pela Digimark e consegue identificar pequenos pedaços de notas sem nenhuma "estrela" da Eurion. Mais moderno, mas muito menos artístico. E continua vulnerável, como pode ser conferido neste vídeo, que ensina a burlar a proteção do PhotoShop. Por sua conta e risco! Antes de brincar de artista com dinheiro, consulte as restrições legais no site mencionado lá no início.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Mai 07, 2007 11:33 pm 

Data de registro: Qua Ago 30, 2006 11:06 pm
Nunca tinha ouvido falar sobre isso... Amanha vou ter q testar isso...

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Mai 07, 2007 11:36 pm 
Usuário Senior

Data de registro: Dom Dez 29, 2002 9:36 pm
O REAL também tem essas "proteções" ?

Em hora, eu copiei uma nota de 10 dólares e uma nota de 10 euros (apenas a título de curiosidade, que fique claro...)... e nem meu scanner e nem o Photoshop CS2 me "disseram" nada.

Aliás, minha impressora, meu scanner e as notas tem menos de 2 anos de "fabricação"...

:roll:

Não fosse pelo tipo de papel e outras coisas como a marca d'agua "perfeita", a fita de segurança, e os "foils" de algumas cédulas, daria para trabalhar de "adendo" a casa da moeda.

:lol:

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 08, 2007 12:43 am 

Data de registro: Qui Set 25, 2003 12:52 am
Isso é interessante.

Mas isso na realidade tem a intenção de parar pessoas normais, que podem ter ideias idiotas do tipo copiar notas e sair por ai passando.

Depois que eu assisti a palestra de 3 falsarios e 3 estelionatarios na faculdade de direito, eu notei que falsificar dinheiro não é problema para eles, comparando com a informatica, a dificuldade deles é a mesma que nós temos para baixar qualquer software pelo Torrent, basta querer.

Eu ja peguei muita nota falsa e tem umas que são extremamente bem feitas, no caso, as bem feitas, todas usavam o papel moeda, normalmente uma nota de 1 real modificada, para ser utilizada como notas de 50 ou 100 reais.

Agora tem o seguinte, eu ja passei na copiadora notas de real, dolar e Euro e sai tudo na boa, porem as de real sempre saiu na copiadora a palavra falso, inclusive da para ler nas notas originas de 10 reais facilmente a palavra falso, se voce copiar elas na maquina aparece.

No Scanner não apareceu nada e o Photoshop tambem não deu nada aqui.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 08, 2007 12:49 am 
Editor Chefe

Data de registro: Seg Abr 08, 2002 10:43 pm
engraçado, uma vez para um programa na TV sobre uma multifuncional eu não tinha nada a mão para copiar em cores e imediatamente saquei uma nota de 50 reais do bolso e botei na multifuncional (não estava ligado a nenhum PC, e a demostração se baseava nisso, na capacidade de ser uma copiadora a cores) e apertei o "copiar em cores"

e a nota saiu impressa lindamente na bandeja de papel. as cores eram iguais as da nota original, e eu mostrei isso na TV!

ainda bem que ninguém viu o programa...

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 08, 2007 12:50 am 
Usuário Senior

bodecoisaruim escreveu:

Agora tem o seguinte, eu já passei na copiadora notas de real, dolar e Euro e sai tudo na boa, porem as de real sempre saiu na copiadora a palavra falso, inclusive da para ler nas notas originas de 10 reais facilmente a palavra falso, se você copiar elas na maquina aparece.

Eu nunca imprimi uma nota de REAL... mas já vi várias notas falsas... e realmente se você inclinar ela e olhar de lado aparece "falso"...
De qualquer forma, eu tenho certeza que com um pouco de PhotoShop o "falso" some, ou dá até pra mudar o dizer... escrever "verdadeiro" :lol:

O difícil porém vai ser enganar alguém que "verifique" a nota.
Principalmente se o sujeito lida com dinheiro todo dia...

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 08, 2007 1:18 am 
Usuário Senior

Paulo Couto escreveu:
engraçado, uma vez para um programa na TV sobre uma multifuncional eu não tinha nada a mão para copiar em cores e imediatamente saquei uma nota de 50 reais do bolso e botei na multifuncional (não estava ligado a nenhum PC, e a demostração se baseava nisso, na capacidade de ser uma copiadora a cores) e apertei o "copiar em cores"

e a nota saiu impressa lindamente na bandeja de papel. as cores eram iguais as da nota original, e eu mostrei isso na TV!

ainda bem que ninguém viu o programa...

Era uma muntifuncional da HP, num teste relativamente recente ?
Num canal aonde o programa lembrava bem o "ShopTime" ?

Eu acho que eu vi :lol:

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 08, 2007 8:05 am 
Colunista

Data de registro: Qua Jul 23, 2003 2:54 pm
Bom, pelo visto essas proteções não existem nas copiadoras brasileiras e/ou não funcionam com notas de real. Ou então alguém inventou um primeiro-de-abril muito bem elaborado e eu caí :-)

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 08, 2007 8:57 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Mai 29, 2002 10:28 am
A VERDADEIRA proteção das notas brasileiras contra cópia é uma coisa que ninguém presta atenção.
Não só não prestam atenção como muitas vezes RETIRAM das notas verdadeiras e nem dão bola.

É a fita magnética.

Todo o resto pode ser copiado ou burlado de uma forma ou outra.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 08, 2007 9:56 am 

Data de registro: Sáb Fev 21, 2004 8:54 pm
Falsários/estelionatários têm um mente bastante fértil, infelizmente. Aqui em Recife já houve prisões de falsários que cunhavam moedas de R$1,00, derretendo moedas de menor valor. Parece bobagem, mas chegavam a "fabricar" mais de 4.000 moedas de R$1,00 por dia. Os bandidos foram pegos, porque tinham o hábito de trocarem as mesmas por dinheiro, na boca de caixas de banco. Com isso, chamou a atenção de alguns bancários, que ficaram desconfiados da enorme quantidade de moedas nas mãos de uma pessoa e acionaram a polícia.

Agora a pergunta: alguém já checou (ou viu alguém checando) se moeda de R$1,00 é verdadeira ou falsa? 8O :D :D

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 24 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas