Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 56 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Bateria de Notebooks: Mini Tutorial e Dicas de Carregamento
MensagemEnviado: Dom Jun 10, 2007 2:54 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Sáb Abr 12, 2003 2:45 pm
Baterias têm prazo prá começar a perder sua capacidade e eventualmente perder muito dessa capacidade ou até totalmente, mas se for bem cuidada, seguindo-se todas as recomendações do fabricante e algumas dicas isso pode ser postergado e levar anos.

As atuais baterias de Li-Ion (Íons de Lítio) usadas em laptops são muito melhores que as antigas de Ni-Cd (Níquel Cádmio) e as de Ni-MH (Níquel Metal Hidreto), pois oferecem maior autonomia e não sofrem do efeito memória. Elas têm, em média, uma vida útil mínima de 300 ciclos completos de carga/descarga que se traduz na seguinte forma: cada vez que se usa a bateria até zerar a carga totalmente (até 0%) ou chegar perto disso, já foi queimado um ciclo e diminuído sua capacidade de reter carga e a sua vida útil. Assim essa prática deve ser evitada, ao máximo, ou seja, não deve ser realizada desnecessariamente; porém deve ser efetuada de acordo com a recomendação do fabricante do seu notebook, para calibrar os seus mecanismos internos.

Tive um notebook Toshiba com bateria fabricada em 1998/1999 (não lembro ao certo) que quando nova dava 2hs de carga e em 2003 ainda segurava 1:20h; tive também um IBM que com três anos de uso a bateria não segurava carga nem por 15min; ou seja, ao longo do tempo a durabilidade da bateria varia com o nível de cuidado do dono do notebook, e no meu caso agradeci o proprietário anterior do Toshiba e mal-disse o ex-dono do IBM.

Aqui no meu atual Positivo V41, com dois meses de uso diário o nivel de desgate da minha bateria ainda tá em 0%, isso seguindo algumas "regrinhas" que aprendi com o passar do tempo:

:arrow: As primeiras cargas devem ser efetivadas religiosamente, seguindo-se as recomendações do fabricante quanto ao número de vezes e horas (nesse ponto manual é prá ser lido!!); mas via de regras são 3 primeiros ciclos de carga/descarga (de 100% a 0%) de 8hs-12hs cada;

:arrow: Depois destes 3 primeiros ciclos, o normal é fazer um ciclo a cada mês para calibar a bateria, mas cheque novamente o manual do fabricante para saber se é estabelecido um prazo/forma diferente;

:arrow: Em uso normal (antes de fazer o ciclo regular de carga/descarga) regule o gerenciador de energia do seu notebook no Painel de Controle do Linux/Windows para quando a carga restante da bateria atingir um determinado nível, o notebook entrar em modo de espera, hibernar ou desligar, mas nunca deixe-o abaixo de 30% (do contrário, seria como se estive ciclando a bateria e queimando mais um ciclo... por via das dúvidas eu deixo entre 30%-40%);

Imagem

:arrow: Quando este nível mínimo que você estabeleceu for atingido, de preferência carregue novamente a bateria até 100%. Geralmente não há problema em deixar a bateria conectada ao notebook, após ser carregada 100% e com a fonte ligada à energia elétrica, pois o carregamento é interrompido e o notebook passa a ser alimentado diretamente pela fonte.
MAS se o calor gerado pelo notebook for grande e transferido para a bateria ou se esta ficar próxima das "zonas quentes" do notebook, como precaução o melhor é retirar a bateria.

:arrow: Como as baterias de Li-Ion não sofrem de efeito memória não é necessário que elas sejam descarregadas totalmente, para então depois serem totalmente carregadas. Você pode começar a usar o notebook sendo alimentado pela bateria e depois conectar a fonte quando p. ex. a carga estiver em 90%, 60%, 35%, etc...

:arrow: Não submeter a bateria à temperaturas altas (calor), pois isso literalmente pode danificar suas células de Li-Ion ou até mesmo causar explosão; altas temperaturas são inimigas mortais das bateriais!

:arrow: Se pretender guardar a bateria por um longo período, carregue-a completamente e depois use-a normalmente, até chegar em 40% de carga, daí retire-a do notebook e guarde-a em local arejado, longe de calor (mas também não é prá guardar a bateria por 6 meses). Depois é só usá-la normalmente.

Existem programas que checam o nível o desgaste das baterias; eu uso o Everest Ultimate Edition e o Notebook Hardware Control (vulgo NHC, que inclusive saiu um versão novinha do forno), o qual precisa também da prévia instalação do .Net Framework 2.0 ou 3.0 da Microsoft; mas de vez em quando o uso o MobileMeter.

:arrow: MobileMeter (freeware)
Imagem

:arrow: Everest Ultimate Edition (shareware)
Imagem

:arrow: Notebook Hardware Control (freeware)
Imagem

O MobileMeter é bem simples, não precisa instalar nada, pois é um arquivo executável de 50kb e é compatível até o Windows XP; os melhores são o Everest Ultimate Edition e o Notebook Hardware Control; além disso todos esses programas também informam as temperaturas da Cpu e do Hd.
Mas o Everest também informa todo o hardware do laptop e o Notebook Hardware Control permite o gerenciamento do clock de processadores AMD e Intel e de placas de vídeo ATI, para maximizar a autonomia da bateria.

Em fóruns da web e aqui mesmo no FPC's já vi donos de notebook que com pouco tempo de uso descobriram que suas baterias estavam com nível de desgaste de 15%, 25% ou até de 40% por defeito da mesma ou por mau uso do dono. Semana passada eu estava com um ICC 7090 de uma amiga que não é muito cuidadosa, comprado há uns 4 meses e o qual já apresentava desgaste de 17% na bateria.

Mas esse desgaste prematuro da bateria pode ser evitado e é só seguir as recomendações do fabricante do seu notebook e as dicas acima ;)

Bem, era isso aí.
[ ]´s
Cláudio "icefly"

Up-Date: Fiz umas correçõezinhas no texto; e agora com quase 6 meses de uso a bateria do V41 tá com 5% de desgaste, por alguns descuidos da minha esposa, que deixou a bateria descarregar em algumas vezes.

Editado pela última vez por icefly em Qua Jul 23, 2008 8:28 pm, no total de 5 vez

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sáb Ago 04, 2007 2:22 am 

Data de registro: Sex Ago 04, 2006 6:47 pm
Gostaria primeiramente de agradecer pelas dicas!!
Ótimo tutorial!
Bem, restam algumas dúvidas se você puder me ajudar:
:arrow: Tenho um Acer Aspire 3002 e vendi um Aspire 3050, o problema é que no manual não tem referência alguma a respeito da bateria, nem no site consegui encontrar.
:?: Posso então seguir a dica de 3 ciclos completos nas primeiras recargas?

:arrow: Tem um tópico em outro fórum onde você e o Daigo"net" falam a respeito do assunto. O Daigo diz pra usar a bateria até 40% e depois guardá-la e usar na energia por uma semana, etc; você diz, aqui, pelo que pude compreender, que o mais importante é "ciclar" a bateria somente uma vez ao mês e manter a carga mínima em 15%. Sua dica é muito mais prática visto que não tenho a inconveniência de ficar retirando a bateria do NB.
:?: Seguindo a regra dos 15% de nível mínimo e as outras dicas, posso então sempre deixar a bateria no NB, nunca preciso tirá-la mesmo que farei uso por um longo tempo em um local que tenha uma tomada acessível (1 mês de férias em casa p.ex.)?
:?: Exemplificando pra ficar mais claro; numa reunião estou usando o NB na bateria e esta perde apenas 20% de carga. Vou pra casa e tenho então a chance de usar o NB na tomada: posso fazer isso ou devo continuar usando na bateria até os 15% e só depois ligar na tomada?
:?: Significa perda de vida útil se a bateria for recarregada p.ex. com 40% de sua carga e eu sei que no próximo uso que farei do NB vou precisar mais que isso de carga?
:?: Em suma, o mais importante para aumentar a vida útil da bateria é (1)"ciclar" uma vez por mês para calibragem so sistema, (2)evitar ciclagens constantes, (3)evitar calor excessivo, (4)nunca guardar totalmente carregada ou descarregada?

Desculpe o texto longo e as redundâncias, mas é que esse assunto é um tanto "obscuro" pra mim por enquanto.
Grato desde já!
GEOVANE :wink:

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sáb Ago 04, 2007 4:42 am 
Usuário Senior

Data de registro: Sex Set 05, 2003 3:51 pm
Geovane, vamos lá, creio que posso te ajudar

Em primeiro, não tenho muita experiência com equipamentos da Acer, mas pode ficar tranquilo que o uso e manutenção da bateria é similar em todos os equipamentos que possuam o mesmo tipo de bateria, creio que o seu também seja uma bateria de Li-Ion.

Quanto as 3 primeiras cargas, normalmente isso era aplicado a baterias de nickel, quanto as baterias de Litium não existe muito problema com relação aos 3 ciclos, mas uma coisa que posso te falar é que comigo essas baterias só passaram a ter o tempo e duração máximo ápos algum tempo de uso, mais de 3 ciclos para falar a verdade. Um fato tambem que é bom levar em conta é, que , muita gente fala sobre as primeiras cargas serem de 12 horas, em baterias de li-ion tanto faz se a primeira carga for de 5 ou 50 horas, até porque ápos a bateria atingir 100% de carga o carregador irá parar de carregar essa bateria.

Quanto aos 40%, essa carga é indicada pelos fabricantes caso você queira guardar a sua bateria por longos períodos, para você ter uma idéia, uma bateria guardada com 100% de carga à uma temperatura de 25 graus pode deteriorar até 30% em um ano, enquanto uma bateria guardada com 40% de sua carga deteriora cerca de 2% ao ano.

Quanto a carregar com cargas "mais altas", as células de li-ion não paresentam o problema de efeito memória que existia em outros tipos de químicas, portanto você pode recarregar elas com 20 ou 80% de carga sem problemas, mas lembre-se, a cada recarga você irá estar usando um cilco de carga/recarga de sua bateria, e essas cálulas foram projetadas para term uma vida útil em uma certa quantidade de ciclos, que podem ser 100, 500 ou até mais, isso vai depender do projeto dessa bateria.

Uma outra recomendação que te passo é, se for deixar o equipamento ligado por longos periodos na linha AC, retire a bateria ápos ela estar carregada, na verdade eu sempre tiro a minha bateria ápos 30 minutos, mais ou menos ápos os 100% serem indicados pelo sistema, o grande problema nesse caso é que a bateria fica exposta à temperaturas mais altas no equipamento, e dependendo do modelo essas baterias ficam próximas a áreas que custumam esquentar bastante como processador, HD, ainda mais se for um hd da Samsung, por exemplo. Essas temperaturas mais latas podem ajudar no processo de deriorização das células de sua bateria.

Quanto a ciclar a bateria, isso é algo que não faço, uso notes a mais de 5 anos, fazia isso só com modelos que tinham baterias de nikel-cadmo, com baterias de Li-ion não gosto muito de fazer esse procedimento, na verdade depois de algum tempo esse procedimento custuma diminuir o tempo de carga de uma bateria, aqui depois de um ano de uso resolvi fazer uma vez esse procedimento e o wear level da minha bateria subiu de 0 para 5%, um outro bom exemplo que você pode ter disso é aqui no fórum, se você der uma procurada irá achar um tópico sobre duração de bateria onde o Raffael e o T-rodman "trocavam informação" sobre o assunto, olhando os testes do T-rodman é possível notar que a carga fornecida pela bateria diminuiu ápos um ciclo completo, aliais se procurar na net sobre isso achará vários relatos do tipo, isso se deve muitas vezes à problemas com o APCI do note que não permite o uso de toda a carga da bateria, mesmo muitas vezes as células ainda estarem a 100%, pessoalmente não deixo a carga de minha bateria passar dos 20%, salvo em casos de emergência.

E para completar, uma ótima leitura sobre esse assunto é esse site, em inglês: http://batteryuniversity.com/ tem bastente info

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sáb Ago 04, 2007 7:11 pm 

Brunoscorreia escreveu:
Quanto as 3 primeiras cargas, normalmente isso era aplicado a baterias de nickel, quanto as baterias de Litium não existe muito problema com relação aos 3 ciclos, mas uma coisa que posso te falar é que comigo essas baterias só passaram a ter o tempo e duração máximo ápos algum tempo de uso, mais de 3 ciclos para falar a verdade.

Nesse caso, com bateria nova, você usa até quantos % de carga antes de recarregar? 20%?

Citação:
Quanto aos 40%, essa carga é indicada pelos fabricantes caso você queira guardar a sua bateria por longos períodos, para você ter uma idéia, uma bateria guardada com 100% de carga à uma temperatura de 25 graus pode deteriorar até 30% em um ano, enquanto uma bateria guardada com 40% de sua carga deteriora cerca de 2% ao ano.

Entendi...OK!

Citação:
Quanto a carregar com cargas "mais altas", as células de li-ion não paresentam o problema de efeito memória que existia em outros tipos de químicas, portanto você pode recarregar elas com 20 ou 80% de carga sem problemas, mas lembre-se, a cada recarga você irá estar usando um cilco de carga/recarga de sua bateria, e essas cálulas foram projetadas para term uma vida útil em uma certa quantidade de ciclos, que podem ser 100, 500 ou até mais, isso vai depender do projeto dessa bateria.

Então você perde um ciclo de vida da bateria simplesmente recarregando ela, não importa a quantos % está sua carga? Pelo que entendi que o icefly disse, perderíamos um ciclo de vida apenas quando deixamos a bateria "zerar" e depois recarregamos.

Citação:
Uma outra recomendação que te passo é, se for deixar o equipamento ligado por longos periodos na linha AC, retire a bateria ápos ela estar carregada, na verdade eu sempre tiro a minha bateria ápos 30 minutos, mais ou menos ápos os 100% serem indicados pelo sistema, o grande problema nesse caso é que a bateria fica exposta à temperaturas mais altas no equipamento (...)

Entendido! Quanto ao desgaste dos conectores não há problema significativo?

Citação:
Quanto a ciclar a bateria, isso é algo que não faço, uso notes a mais de 5 anos, fazia isso só com modelos que tinham baterias de nikel-cadmo, com baterias de Li-ion não gosto muito de fazer esse procedimento, na verdade depois de algum tempo esse procedimento custuma diminuir o tempo de carga de uma bateria (...)

Então esse lance de "ciclar" a bateria uma vez por mês para "calibrar" o chip dela com a bios (ou S.O., ou qualquer coisa assim) é mito?

Citação:
(...)isso se deve muitas vezes à problemas com o APCI do note que não permite o uso de toda a carga da bateria, mesmo muitas vezes as células ainda estarem a 100%, pessoalmente não deixo a carga de minha bateria passar dos 20%, salvo em casos de emergência.

Desculpe a ignorância mas, o que é APCI?
Então quer dizer que, chegou em 20% é hora de recarregar? Menos de 20% você não recomenda?

Uma outra questão: quando uma bateria Li-ion não "segura" mais carga significa que a vida dela acabou? Ou alguma coisa pode ser feita para recuperá-la?

Muito obrigado pela ajuda Bruno!!
:arrow: Geovane

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sáb Ago 04, 2007 11:12 pm 
Usuário Senior

gigiojam escreveu:
Nesse caso, com bateria nova, você usa até quantos % de carga antes de recarregar? 20%?

Pessoalmente não gosto de deixar a carga baixar de 20%, com a bateria nova ou velha não deixo baixar dos 20%.

Citação:
Então você perde um ciclo de vida da bateria simplesmente recarregando ela, não importa a quantos % está sua carga? Pelo que entendi que o icefly disse, perderíamos um ciclo de vida apenas quando deixamos a bateria "zerar" e depois recarregamos.

Correto, nesse caso você teria um "ciclo parcial" da bateria

Citação:
Entendido! Quanto ao desgaste dos conectores não há problema significativo?

Não, ele é insignificante.

Citação:
Então esse lance de "ciclar" a bateria uma vez por mês para "calibrar" o chip dela com a bios (ou S.O., ou qualquer coisa assim) é mito?

Com as baterias mais antigas realmente funcionava, o que já vi e muito com essas bateriais "inteligentes" tenho reparado que acontesse com muita gente o oposto, o apci acaba informando a bateria como gasta

Citação:
Desculpe a ignorância mas, o que é APCI?
Então quer dizer que, chegou em 20% é hora de recarregar? Menos de 20% você não recomenda?

Na verdade é acpi, me confundi, desculpe, ele é o recurso de hardware responsável pela monitoração dos sistemas de energia do computador, uma boa leitura: http://en.wikipedia.org/wiki/Acpi

Citação:
Uma outra questão: quando uma bateria Li-ion não "segura" mais carga significa que a vida dela acabou? Ou alguma coisa pode ser feita para recuperá-la?

Nesse caso é possível trocar as células da bateria, mas o ideal é fazer com algum profissional com experiência, pois essas células são difíceis de soldar e também seria necessário resetar o controlador da bateria, não tenho ideia de como zerar isso, mas deve ter algo na net sobre.

Editado pela última vez por Brunoscorreia em Seg Ago 23, 2010 5:52 pm, num total de 1 vezes

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Ago 05, 2007 1:25 am 

Muito obrigado pelas dicas Bruno!!!
Resumindo então, o mais importante é nunca zerar a bateria e de preferência não deixar baixar de 20% de carga; procurar evitar as recargas; retirar ela do note quando usar AC e se for guardar por muito tempo deixar em 40% de carga?

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Ago 05, 2007 2:28 am 
Usuário Senior

gigiojam escreveu:
Muito obrigado pelas dicas Bruno!!!
Resumindo então, o mais importante é nunca zerar a bateria e de preferência não deixar baixar de 20% de carga; procurar evitar as recargas; retirar ela do note quando usar AC e se for guardar por muito tempo deixar em 40% de carga?

Sim, pelo menos é o que faço, a minha bateria aqui tem um ano, e tem a duração de 3:30, quando nova aguentava 3:40 ~ 3:45 de uso com wifi ligado se estiver navegando ou usando o pacote office.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Ago 06, 2007 7:10 pm 

Muito obrigado Bruno!
Aprendi muita coisa sobre bateria de NB com você, vou seguir suas recomendações!
Abraço!

Assunto do Tópico: Dúvida
MensagemEnviado: Qua Out 03, 2007 4:11 pm 

Data de registro: Sex Set 21, 2007 10:11 am
Desculpe a minha ignorância, mas quero saber na minha situação:

Uso o notebook em casa, geralmente na tomada (praticamente 100%), o que faço para minha bateria ter a maior durabilidade possível, pois comprei uma nova há uma semana e quero ter ela por muito tempo.
Obrigada.

Assunto do Tópico: Re: Bateria de Notebooks: Mini Tutorial e Dicas de Carregame
MensagemEnviado: Qua Out 03, 2007 8:26 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Dom Abr 21, 2002 10:45 pm
icefly escreveu:
por via das dúvidas deixo em 15%-20%);

De acordo com os estudos mostrados em www.batteryuniversity.com , o melhor a se fazer é guardar o notebook na casa dos 40% da bateria. Nesse estágio, a vida útil da bateria se perde de maneira menos acelerada. E quanto mais quente, pior.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 56 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas