Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 52 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Você é um micreiro ecologicamente correto?
Não, deixo o computador sempre ligado, baixando torrents. 41%  41%  [ 58 ]
Não muito. Ligo o PC quando acordo e só desligo para dormir. 21%  21%  [ 30 ]
Sim, o computador só fica ligado enquanto está sendo usado. 24%  24%  [ 34 ]
Sim, e ainda uso todas as opções de gerenciamento de energia. 14%  14%  [ 20 ]
Total de Votos : 142
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Grupo prega redução de consumo elétrico dos computadores
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 12:09 pm 
Colunista

Data de registro: Qua Jul 23, 2003 2:54 pm
Sempre tive o hábito de deixar o computador permanentemente ligado, mesmo quando fora de uso. No máximo desligava o monitor ou deixava que ele desligasse sozinho, após um período de inatividade, já que odeio screen-savers. Cheguei a brincar com as configurações de gerenciamento de energia que colocam o micro em standby, mas a demora para acordar a máquina novamente me incomodava tanto que acabei optando por mantê-lo sempre em pleno funcionamento. Até comprar, no fim do ano passado, um Kill-a-Watt.

O aparelhinho, um medidor de consumo elétrico que analisei em detalhes para outra publicação, revelou que meu micro consumia, naquela época, em torno de 0,25 kWh por hora, ou 6 kWh por dia - o que dava cerca de R$ 70 mensais, praticamente metade da minha conta de luz. Achei um absurdo e decidi mudar meus hábitos.

Como o verão estava começando, pude fazer uma experiência prática: só me permitia ligar o ar-condicionado do quarto, na hora de dormir, se desligasse o computador. Sabem o que aconteceu? A conta dos meses seguintes permaneceu estável, apesar de ter dormido quase todas as noites com o ar ligado - coisa que nos meses anteriores eu não fazia. De fato, desligar o computador fez uma diferença e tanto.

Por que estou tocando neste assunto agora? Porque tenho escrito sobre carros híbridos, o problema energético do Google, troca de lâmpadas por LEDs e outros temas relacionados a energia alternativa, mas nunca dediquei muito tempo a pensar no consumo dos nossos computadores, exceto quando isso comprometeu a autonomia de um notebook.

Eis que fico sabendo, na semana passada, que um monte de pesos-pesados da indústria se juntaram em uma iniciativa para economizar energia nos computadores e, assim, ajudar a combater o aquecimento global. O Climate Savers Smart Computing tem participação de empresas como Intel, Microsoft, Google, Dell e IBM e o objetivo de reduzir o consumo dos computadores em 50% até 2010. O World Wildlife Fund (WWF) assina em baixo do projeto.

A idéia é melhorar a eficiência dos componentes de um PC típico, acusado de desperdiçar quase metade da energia que puxa da tomada. Enquanto isso não acontece, o grupo pretende incentivar a compra de equipamentos com o selo Energy Star e educar o consumidor para que use os recursos de economia de energia já presentes nos micros atuais. Acho que é um bom momento para eu tentar novamente e ver o que o Kill-a-Watt me diz do resultado. E você, controla o consumo do seu micro?

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 12:20 pm 
Usuário Senior

Data de registro: Sex Abr 29, 2005 3:44 pm
Muito bom o enfoque desse assunto.

Aqui eu já adotei algumas medidas para diminuir o consumo pelo computador:

- troca de monitor CRT por LCD;
- underclock e undervolt no processador quando só estou realizando tarefas mais simples;
- aboli o uso de estabilizador/no-break, redução de 5% a 10% do consumo total do computador;
- desligar os periféricos quando não estão em uso.

Ainda pretendo trocar a fonte pois a minha possui eficiência típica de 65%. No mercado existem modelos com mais de 80%, é uma ótima opção.

O bolso agradece e o meio ambiente também. :wink:

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 12:47 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Seg Out 21, 2002 10:30 pm
É assustador!
Não podemos esquecer a montoeira de equipamentos eletronicos que ficam em standby na tomada consumindo sem fazer nada. Uma TV, DVD, microondas, VCR, som todos esses equipamentos ficam consumindo. Eu passei a desligar esses aparelhos durante a madrugada ou quando não vou utilizar por um período mais longo.
Mas o computador não é de hoje que venho sabendo que consome bastante. Diversas pessoas que após terem seu primeiro computador passaram a notar um belo aumento no valor da luz.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 12:57 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Dom Jul 04, 2004 4:11 pm
Onde voce comprou esse aparelhinho. No Brasil? Muito interessante.....

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 1:03 pm 
Colunista

Data de registro: Qua Jul 23, 2003 2:54 pm
CK escreveu:
Onde você comprou esse aparelhinho. No Brasil? Muito interessante.....

Não, foi lá fora, pela Amazon.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 1:14 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Seg Set 01, 2003 7:44 am
quanto custa esse troço

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 1:20 pm 
Usuário Senior

Data de registro: Sex Abr 29, 2005 3:44 pm
Pessoal com um multímetro já dá para medir a potência consumida pelo pc.

Basta ligá-lo em série no fio fase e medir a corrente que está passando (A). Depois deve-se medir a voltagem entre os fios (V).

Aí é só calcular: P = A * V

Não se compara a praticidade do aparelhinho, mas quebra o galho.

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 1:20 pm 

Data de registro: Qui Abr 13, 2006 5:59 pm
Interessante.Essas empresas realmente são grandes.As únicas que não estão aí é a nvidia e a amd/ati,porque vai gastar energia assim lá na china... Quanto a eu usar de forma consciente o computador,eu o coloco em modo de espera,em que apenas o modem e o estabilizador ficam ligados.isso durante o dia.ligo-o por volta do meio dia e o desligo por volta da meia noite.12h por dia,sendo que na metade desse tempo fica em hibernação completa.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 1:26 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Sáb Ago 09, 2003 11:43 pm
Quando passei a deixar o computador ligado 24/7 (baixando torrents) a minha conta quase dobrou. Agora procuro deixar apenas nos fins de semana.

[]'s

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jun 18, 2007 1:42 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Qua Out 26, 2005 12:50 pm
O engraçado e que em troca de produção e impostos etc...
Os governos e alguns setores da sociedade não pararam para pensar sobre o consumo desenfreado de energia das grandes empresas e despedicio da mesma.

Agora esses mesmos setores querem jogar a responsabilidade de economia e conciência para os pobres usuários.

Não vou abdicar do uso intensivo de alguns produtos, o valor cobrado por esse uso eu posso está arcando.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 52 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas