Phenom travando? Resultado dos testes:
Olá amigos do fórum!
Primeiramente quero agradecer a todas as sugestões dadas e dizer que o teste até me surpreendeu, pois ocorreram dois fatos inesperados.
Outra observação:
Citação:
Em todos os testes, utilizei a configuração da assinatura, mas com alterações na placa de vídeo e na quantidade de RAM. A placa de vídeo usada foi minha antiga X 1950XTX e a memória do sistema foi expandida para 4Gb (4x1Gb) de módulos iguais da Corsair CM2X1024-6400. Todas as configurações possíveis foram deixadas em @ stock para não serem confundidas com problemas de overclock.
NelsonK escreveu:
Pelo que eu li sobre o assunto, o erro (travamento do sistema) ocorre em condições específicas de uso do cache L3 e parece que ocorre com mais frequência quando se está usando algum software de virtualização.
Correto. Eu não vou especificar logo de cara o ocorrido, para dar aquele suspense bacana, mas de fato, não consegui achar a parte de "menos freqüencia" de ocorrência do bug, ou seja, só encontrei-o emulando VMs.
Bem amigos, vamos ao teste!
Teste 1 - Super PI, Shrink e WinRAR
Para saturar a CPU totalmente sem nem dar picos de uso abaixo de 100%, apliquei em cada um dos cores a execução do Super PI no cálculo de 32M. Logicamente, foram 4 Super PI, cada um sendo executado por um core simultaneamente. Para completar, fiz outras compactações pelo WinRAR e algumas conversões de vídeo pelo DVD Shrink (obrigado pela dica), só para me certificar que a CPU não saíra de modo algum do 100% de uso.
Resultado: 100% de uso nos 4 cores e nada de bug.
Teste 2 - Teste 1 + Benchmark de caches
Simulando o teste anterior para estressar a CPU, com o PC Wizard, fiz um benchmark nos caches.
Teste 4 - Prime95
Com o Prime95, executei uma instância para cada core simultaneamente. Este teste foi tedioso: durou mais de 6 horas e nada aconteceu além de a CPU permanecer bem estressada.
Resultado: 100% de uso nos 4 cores e nada de bug e uma decepção grande por perder 1/4 do dia com este teste.
Teste 5 - VM 1
Com o VM Ware, criei e emulei uma VM comum com o Windows Vista HP de 64bits. Nesta VM emulei todos os testes anteriores, exceto o 4°. Em todos os testes de VMs, o meu sistema hospedeiro é de 64bits.
Teste 6 - VM 2
Com o VM Ware, criei e emulei uma VM comum com o Windows Vista HP de 32bits. Nesta VM emulei todos os testes anteriores até o 3°. Um fato curioso aconteceu: o computador reiniciou e o arquivo que foi a VM emulada se corrompeu. Segundo o log de eventos do Windows, o problema foi na aplicação "svchost.exe", o que me pareceu curioso, pois nunca havia ocorrido tal.
Resultado: Não atingi 100% de uso nos 4 cores, o bug não ocorreu e algo que eu nem tinha percebido me ocorreu: a única VM de 32bits que não consigo emular sobre a de 64bits é a do Vista HP. Já mudei o disco de instalação, utilizei outro, verifiquei o hardware, etc. Nada de errado.
Off-Test=Alguém pode me dar uma explicação sobre isso?
Teste 7 - VM 3
Com o VM Ware, criei e emulei duas VMs comuns com o Windows Vista Ultimate de 64bits. Nestas VMs emulei todos os testes até o 3°, mas defini dois cores por VM.
Teste 8 - VM 4
Com o VM Ware, criei e emulei quatro VMs comuns com o Windows Vista Ultimate de 64bits. Nestas VMs emulei todos os testes até o 3°, mas defini um core por VM.
Resultado: És tu BUG?
No teste 8, a CPU reiniciou espontaneamente quando, segundo o gerenciador de tarefas do sistema hospedeiro, os Cores 1# e 4# atingiram 100% de uso, o #2 com cerca de 50% e o terceiro com pouco mais de 80% de uso. Começei emulando os testes na 3ª VM.
Vasculando os 5 logs de eventos do Windows (hospedeiro + 4 VMs), não achei absolutamente nenhuma informação sobre o porquê o sistema foi reiniciado.
Só por uma feliz curiosidade, desabilitei o Cool'n' Quiet e fui para a bateria de testes número 9. (PS.: Já eram altas horas e eu estava caindo sobre o teclado!)
Teste 9 - VM 4 sem Cool'n'Quiet
Neste teste eu repeti exatamente o que fiz no teste 8, mas o Cool'n'Quiet permaneceu desabilitado todo o tempo.
Por mais estranho que pareça (apesar de não conseguir nem mais raciocinar devido ao sono), percebi que sem o Cool'n'Quiet a CPU executou todas as tarefas normalmente.
Fui dormir.
Logo pela manhã executei mais algums testes como o 9° usando o Prime 95 e todos os demais programas sem o Cool'n'Quiet. E o bug? Se assustou e foi embora? Acho que sim... Cheguei ao uso total dos 4 cores e não aconteceu nada, mas como emular 4 VMs não é tarefa fácil, facilmente atingi esta utilização de CPU.
Conclusão:
4 VMs + Cool'n'Quiet = BUG
Muito obrigado pelas dicas. Espero que eu consigo achar uma respota ao problema no teste 6, pois pesquisei muito e nada encontrei. Fora esta anomalia, o bug só ocorreu na situação 8.
Em todos os testes, eu descarto completamente a possibilidade de aquecimento. Troquei meu coolerzinho box (que nunca me deixou na mão) por um watercooler de um amigo (obrigado Fábio!) e com o CPU Burn-in (obrigado pela recomendação Dan.F! Eu carecia deste programa) a temperatura não passou dos 48°. Como nunca usei um watercooler antes, nem um programada de log de aquecimento, não sei dizer se esta temperatura é muito alta para um sistema melhorado de resfriamento como este em relação ao meu anterior.
Caso haja algum erro de grafia ou interpretação, por favor, não deixem de me avisar para que eu faça a correção o mais rápido possível.