Busca

Busca  

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 15 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Dica - Instalando Windows Vista ou 7 pelo Pendrive!
MensagemEnviado: Ter Jun 09, 2009 11:04 pm 
Usuário Pleno

Data de registro: Qui Jan 25, 2007 1:03 pm
Hoje em dia é cada vez mais comum o uso de pendrives que chegam a ser mais baratos que alguns leitores/gravadores de CD/DVD.

Logo alguns utilizadores estão extinguindo os leitores de CD/DVD por não utilizá-lo e também existem os casos que para para baratear o custo final do equipamento os fabricantes não o colocam como é o caso de alguns Asus Eee PC e Acer Aspire One.

Existe uma solução, é possivel criar um pendrive bootavel e utilizar para instalar seu Windows original sem drive de DVD.

A maneira mais completa a se fazer é a seguinte:

Abra o prompt de comando (Iniciar >> All Programs >> Acessories >> Command Prompt), ou seja, iniciar >> (todos os) programas >> acessórios >> prompt de comando

Digite os comandos abaixo, sempre pressionando Enter após cada um: (e também não precisa ser caixa alta na primeira letra)

1. Diskpart (Uma nova janela será aberta, espere até o cursor aparecer)

2. List Disk

3. Select Disk 1 (substitua o 1 pelo número referente ao seu pendrive)

4. Clean

5. Create partition primary

6. Format fs=ntfs quick (se não der certo tira a palavra quick, demora um pouco mais)

7. Active

8. Assign

9. Exit (mas deixa o prompt de comando aberto, ainda vai ser usado)

10. Coloca o cd do windows 7 no leitor de dvd, ou no meu caso eu montei a .iso usando o poweriso

11. Abre o windows explorer e vê qual a letra da unidade onde está o dvd do Windows 7, e qual a letra do pendrive

12. Exemplo: dvd unidade Y: e pen drive unidade X: , usa as letras das unidades do seu PC

13. Digita no prompt de comando Y:CD BOOT (Y: unidade onde está o dvd no seu PC)

14. Digita BOOTSECT.EXE/NT60 X: (X: letra do pen drive) isso vai copiar o bootmgr code para o pen.

15. Agora é copiar todo o conteudo do dvd de instalação do Windows 7 para o pen drive.

16. Configura a bios do PC para dar o boot pelo pen drive.

17. Boa instalação.

Obs. Se for usar mais de um HD deixa na ordem do boot o HD que será instalado o Windows 7. Caso contrário ele muda o boot do primeiro HD para o boot do windows 7.

Depois de instalado se quiser mudar a ordem do boot, ou o tempo de espera, ou o Sistema padrão na inicialização, usa isto:

loga como administrador pelo Seven
vai no prompt de comando* executando como administrador**
digite bcdedit/enum all pra mostrar a estrutura de configuração do boot
{legacy} é o XP e {current} é o Seven

Pra renomear o texto que aparece no boot é só escrever a linha de comando e botar o que voce quer que apareça entre aspas:

bcdedit/set {legacy} description "qq coisa XP"
bcdedit/set {current} description "qq coisa Seven"

Pra botar o SEven como padrão no boot:
bcdedit/default {current}

Oboviamente, pra botar o XP como padrão do boot:
bcdedit/default {legacy}

Se quiser alterar a ordem em que eles aparecem na tela:
bcdedit/displayorder {legacy} {current} ou bcdedit/displayorder {current} {legacy}

Tempo de espera
bcdedit.exe/timeout XX
sendo que o XX é o número de segundos que voce deseja

*iniciar-programas-acessórios
**botão direito

Espero que os amigos que tem windows Mas não tem drive de Dvd se utilizem desta dica para instalar seus sistemas de modo simples e funcional.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jun 10, 2009 4:32 am 

Data de registro: Ter Jul 24, 2007 9:42 am
Interessante vou experimentar aqui pra ver como fica. Valeu.

PC2: C2Q Q6600 | GA-965P-DS3 | 2GB DDR2 800 MHz | 1000 HDD | EVGA 9600GT | Noctua NH-U12P

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jun 10, 2009 9:56 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Ter Set 16, 2008 9:41 pm
Parabéns, excelente dica.

Mas pelo que entendi, tem que ter o Vista ou o Seven já instalado na máquina? Ou os comando citados para fazer o boot no pendrive também funcionam no XP?

Obrigado.
Abraço.

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jun 10, 2009 12:18 pm 

Acabei de testar a dica e funciona perfeitamente... Montei a pen drive no windows seven do desktop, e instalei o sistema depois num notebook HP... Funcionou perfeitamente, a única coisa é que a etapa final do processo antes de copiar os dados do dvd do seven para a pen drive tem que ser feito com direitos de administrador.

Excelente dica.

PC2: C2Q Q6600 | GA-965P-DS3 | 2GB DDR2 800 MHz | 1000 HDD | EVGA 9600GT | Noctua NH-U12P

Assunto do Tópico: Obrigado
MensagemEnviado: Qui Jun 11, 2009 9:05 pm 
Usuário Pleno

Que bom que deu certo, sim é necessário por causa do DiskPart do vista que reconhece o pen drive, as versões anteriores nao reconhecem o pendrive. Abraços

Assunto do Tópico: Re: Obrigado
MensagemEnviado: Sáb Jun 13, 2009 8:49 am 
Usuário Pleno

Data de registro: Ter Set 16, 2008 9:41 pm
edney_helene escreveu:
Que bom que deu certo, sim é necessário por causa do DiskPart do vista que reconhece o pen drive, as versões anteriores não reconhecem o pendrive. Abraços

Ok, obrigado.
Vou tentar fazer através de um notebook de um amigo que tem o vista instalado.

Porém, tenho mais uma pergunta:
Faz diferença se o Vista for de 32bits e quiser fazer o pendrive de instalação do Seven de 64bits?

Mais uma vez agradeço.
Abraço.

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Sáb Jun 13, 2009 10:15 am 

Data de registro: Qua Jan 12, 2005 4:29 pm
Nem todos os passos são necessários. O pendrive já tem partição primária e ativa. Eu acho mais fácil utilizar o Gerenciamento de computador e depois Armazenamento em disco para fazer isso, ao invés de ficar digitando os comandos no prompt.

Funciona perfeitamente, aqui só o comando BOOTSECT.EXE /NT60 já foi suficiente. Já tinha feito para instalar no meu eeepc.

Assunto do Tópico: Olá
MensagemEnviado: Ter Jun 16, 2009 8:40 pm 
Usuário Pleno

Olha quanto a versão 64 bits não creio que haja problema visto que o Diskpart deve fazer o trabalhoso no pendrive e o resto é com a instalação eu nunca tentei pra te dizer a verdade pois não tenho ainda a plataforma 64 bits aqui mas em teoria deveria funcionar..abraços meus amigos.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jan 27, 2010 8:44 am 

Data de registro: Ter Jan 26, 2010 10:08 pm
Tenho algumas dúvidas:

1- Dá para instalar o W7 dessa maneira, sendo o sistema operacional do notebook o Linux?

2- Como faço para saber o número do pen drive?

3- Depois de instalar eu conseguirei formatar o pen drive para usá-lo novamente?

Valeu!!!

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jan 27, 2010 9:31 am 

Da pra instalar normalmente em qualquer máquina, com qualquer sistema operacional. Vc só precisa seguir os passos pra gerar a pen drive com os arquivos do Seven dentro.

Quando vc estiver na estapa do Disk part ele vai mostrar o tamanho do drive com os respectivos números, só observar o tamanho relativo a sua pen drive, na figura a baixo eu tenho uma pen drive plugada de 16GB, que aparece como 14GB, os outros drives são muito grandes pra ser pen drives, portanto são os HDs.

Imagem

Depois de instalado o sistema vc pode formatar a pen drive e continuar a usá-la normalmente.

Qualquer duvida só falar

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 15 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas