Entrar    Quero me cadastrar SOBRE O FÓRUM PCs | PUBLICIDADE | AJUDA | FALE CONOSCO

3Recomendações

Primeiro projeto de refrigeração ativa

Ir à página 1, 2, 3, 4  Seguinte

Marvin
Membro Folding@Home
Membro Folding@Home
Cadastro: 30 Maio 2002
Local/Origem: Rio de Janeiro

Clube Fórum PCs
Folding@Home
Galeria de Imagens
Moderadores
Responder com Citação
Permalink - Primeiro projeto de refrigeração ativa

Editado pela última vez por Marvin em Dom Abr 01, 2007 1:22 pm, num total de 2 vezes

Fala amigos, gostaria de compartilhar com voces meu primeiro projeto de refrigeração ativa.
Antes de tudo gostaria de agradecer ao ¨nosso GURU¨ BobSP, pois sem sua ajuda este não seria possível.
não estou querendo me ater a conceitos, pois eles devem ser amplamente pesquisados antes de iniciar um projeto como este, não só pelo dinheiro investido, mas principalmente para sua segurança.
O sistema é composto de:
Um compressor EMBRACO de 1/3 HP para gas R134A (oleo POE)

Um condensador com ventilador 12v:

Aqui soldado, testado montado com uma linha de sucçao de 3/8 :
[img]http://www.forumpcs.com.br/galeria/albums/userpics/10827/P1010008%7E1.JPG
[/img]

[img]http://img265.imageshack.us/my.php?image=p10100133wd.jpg[/img]

Utilizei R404A, pois compatibilidade com o compressor :

Aqui um trocador de calor soldado, para impedir a volta de liquido ao compressor :

O manifold :

Utilizei um gabinete de um no break sucateado (obrigado Tango Laughing ), um termometro UEI, bastante paciencia, vacuos...

[img]/www.forumpcs.com.br/galeria/albums/userpics/10827/P1010005%7E2.JPG[/img]

Estou a dispoçao para duvidas/sugestões.
[]s
Marvin

Marvin
Membro Folding@Home
Membro Folding@Home
Cadastro: 30 Maio 2002
Local/Origem: Rio de Janeiro

Clube Fórum PCs
Folding@Home
Galeria de Imagens
Moderadores
Responder com Citação
Permalink

Maiores detalhes :
http://www.overclock.net/phase-change/68150-direct-die-first-try.html

N2O
Cadastro: 09 Dez 2004
Local/Origem: Salvador

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink

Muito legal!
Mas uma pergunta:
Qual a necessidade de temperaturas abaixo de zero?
Manter o processador, digamos, a 20° não seria suficiente?
E o cold bug? Não era nos FX-60?
Parabéns pela iniciativa. Voçê tem mais é que escrever em portugues e os grigos que se virem pra entender!!! Cool

Vitor
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Privada

TANGOBRAVO
Membro Folding@Home
Membro Folding@Home
Cadastro: 03 Dez 2002
Local/Origem: Ponta Grossa-PR

Clube Fórum PCs
Folding@Home
Responder com Citação
Permalink

Quando notei que o Marvin estava pesquisando sobre termômetros com capacidade abaixo dos -100ºC e Case para acondicionar Kit de refrigeração, nem perguntei e imaginei que se tratava de algo parecido, mas não tão radical como o projeto em andamento.

Força Marvin!!!!!

DFI nF4 Ultra-D,
Opty165 @2500MHz @1.40V,
1GB PatriotXBLK+ PC3200 @250MHz 2.5-3-3-5 1T,
MaxtorSATAII 250GB
7600GTS
Zippy460W
Hyper6

KibaSkinner
Cadastro: 12 Mar 2004

Clube Fórum PCs
Galeria de Imagens
Responder com Citação
Permalink

N2O escreveu:
Muito legal!
Mas uma pergunta:
Parabéns pela iniciativa. Voçê tem mais é que escrever em portugues e os grigos que se virem pra entender!!! Cool

quão mais baixa a temperatura maior a frequencia que pode ser atingida em um overclock extremo Wink, pois os condutores tem significativas melhoras em baixas temepraturas. Os átomos "se acalmam" e melhoram a condutividade eletrica.

A64 3200+ VENICE@2700mhz VCORE STOCK|MSI K8N NEO 4 PLATINIUM|EVGA 7800GT FULL MODDED|2X512 DDR 400 OCZ PLATINUM REV.2|ST 420W BKV BLACK
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Burn/Omegafire
Membro Folding@Home
Membro Folding@Home
Cadastro: 21 Jun 2005

Clube Fórum PCs
Folding@Home
Responder com Citação
Permalink

Marvin, me mate uma curiosidade. Qual seria a eficiencia térmica desse sistema? Ou quantos Watts você consome na conta de luz por Watts de calor removido do componente ?

(Se você puder me dizer, por exemplo, em quanto tempo ele diminui a temperatura de 1L d'agua em 20ºC já seria muito bom pra mim. Com isso eu já posso fazer a conta por mim mesmo).

Parabéns pelo sistema e desculpe pela série de perguntas com respostas trabalhosas!!! Abraços.

Q9400 @ 3.2GHz WCooled
Ga-P35-DS3 WCooled
9800GTX+ WCooled
2G ADATA + 2G Transcend
Seventeam ZAF 750

N2O
Cadastro: 09 Dez 2004
Local/Origem: Salvador

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink

KibaSkinner escreveu:
N2O escreveu:
Muito legal!
Mas uma pergunta:

quão mais baixa a temperatura maior a frequencia que pode ser atingida em um overclock extremo Wink, pois os condutores tem significativas melhoras em baixas temepraturas. Os átomos "se acalmam" e melhoram a condutividade eletrica.

Na universidade eu aprendi justamente o contrario Rolling Eyes
O aumento da temperatura aumenta a condutividade eletrica em semi-condutores devido a liberação de mais eletrons por parte do mesmo...

Vitor

TaTs
Cadastro: 30 Set 2004
Local/Origem: Curitiba

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink

Na verdade nenhuma das duas afirmações está absolutamente certa.
Existem componentes baseados em materiais de alta condutividade (normalmente um tipo de cerâmica especial) que se transformam em supercondutores em temperaturas negativas. Normalmente abaixo de 100ºC negativos.
Por outro lado os componentes baseados em silício que são utilizados nos processadores trabalham com uma temperatura ótima entre 20ºC e 40ºC, nem muito abaixo nem muito acima. Se de fato o aumento de temperatura ocasionasse numa maior condutividade ninguém se preocuparia em resfriar o processador, quanto mais quente melhor.

A refrigeração ativa permite aumentar consideravelmente o clock e a tensão de alimentação da CPU. Mesmo que a temperatura esteja negativa no bloco o processador nunca atingirá temperaturas abaixo de zero. Muito pelo contrário, em função das altas frequências e da tensão mais alta o processador irá dissipar muito mais calor. Dessa forma quanto menor a temperatura aplicada ao proc mais calor ele pode dissipar sem "fritar".
Esse tipo de refrigeração é utilizado para overclocks extremos, quando um sistema de refrigeração líquida não é o suficiente.

________
TaTs

Water Cooler BR
Cadastro: 25 Fev 2004
Local/Origem: Juiz de Fora - MG

Clube Fórum PCs
Galeria de Imagens
Responder com Citação
Permalink

Bacana o sistema Marvin, parabéns

O Condensador é o do Chilly1?
Qual o Evap usado?

Até hoje não consegui terminar meu DD. Evil or Very Mad
Também nunca consigo pegar firme nele e ir até o fim.

Ah! mais uma dúvida, qual o comprimento e diâmetro do capilar utilizado?

Desculpe pelas inúmeras perguntas, mas é que seu sistema está praticamente igual ao meu e pode ser que com isso consiga descobrir o que está errado.

[]'s
Fred

Water Cooler BR
Preview do Block de VGA
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do Usuário MSN Messenger

Burn/Omegafire
Membro Folding@Home
Membro Folding@Home
Cadastro: 21 Jun 2005

Clube Fórum PCs
Folding@Home
Responder com Citação
Permalink

N2O escreveu:
KibaSkinner escreveu:
N2O escreveu:
Muito legal!
Mas uma pergunta:

Na universidade eu aprendi justamente o contrario Rolling Eyes
O aumento da temperatura aumenta a condutividade eletrica em semi-condutores devido a liberação de mais eletrons por parte do mesmo...

Bom... não sei quem está certo. Só sei que pro meu Athlon64 trabalhar estavel a 2500Mhz, antes ele precisava de 1.5V com aircooler, e agora com watercooler ele precisa de apenas 1.425V.

Sendo assim, digo que, além de podermos aumentar um bocado a tensão sem o processador fritar, podemos aplicar menos tensão para ele funcionar a uma mesma frequencia.

Q9400 @ 3.2GHz WCooled
Ga-P35-DS3 WCooled
9800GTX+ WCooled
2G ADATA + 2G Transcend
Seventeam ZAF 750

Página 1 de 4 Ir à página 1, 2, 3, 4  Seguinte
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens