Boa noite FórumPcs...
Sem brincadeiras a respeito do assunto, mas eu tenho um 6125SE em casa e não quero entrar mais a dentro sobre esse trauma (do Hp digo), vou ser direto pra voces a repeito...
O problema do notebook esta na altura da base do cooler que interfaceia com a Gpu, que por mais simples que seja dá conta do TDP do processador e da Gpu juntos, mas por um erro de projeto a Gpu não chega a tocar na base do cooler, que é remediada por um belo elastromero de quase 0.1mm de altura...
Imaginem o seguinte, o processador é bem fixo por um sistema de parafusos em X como o LGA da Intel e tem um bom adesivo termico, já a Gpu mal tem um parafuso de apoio que é escorado na outra ponta pela protecão da fan dentro do chassy do Hp...
E se já não bastasse existe a distancia, a Gpu em pratica é refrigerada atravez do adesivo termico somente !!
Imaginem como se no desktop de voces o procesador estivesse apenas com o cooler com pasta termica e apoiado encima do IHS, é mais ou menos assim que a Gpu do Hp Dv6k AMD dissipa a energia gerada pelos transistores...
Porque eu desmontei o notebook ??
A quase um ano com o modelo eu sempre senti que a Gpu apresentava temperaturas acima dos 85Graus sem qualquer atividade (PowerMizer 100Mhz), e quando eu jogava as temperaturas nunca baixavam dos 95Graus.. (Até me espantei quando no Windows Xp existia um campo no Forceware dizendo (Avise-me quando a temperatura exceder 130Graus !!))
Isso é quase que uma prova que a Hp sabia do problema, e em uma saida meia extrema trabalhou em paralelo com outras empresas para desenvolver possiveis solucões porcas para o problema..
O problema foi que varios amigos que tambem tinham (Vejam bem TINHAM) Hps Dv6k comecaram a reportar problemas como os que o recall da Hp cobria e foi ai que a ficha caiu, pois um dia um amigo comentou comigo a respeito de um tal de BGA, e logo eu me toquei na arapuca que eu estava comprometido...
Como naquela epoca eu estava com o tempo comprometido eu acabei deixando isso de lado e me dedicando a outras coisas, foi nesse meio tempo que eu vi duas coisas fortes mecherem comigo
1 - Amigos comecaram a substituir a placa mãe dos modelos (Quanta 30B7) @1100 Reais sem o suporte da assistencia
2 - A Hp soltou uma atualizacão de BIOS chamada F.3D que simplesmente tinha como Fix nas Specs alguma mensagem relacionada a control fan e sem motivos especificos do porque disso
Eu nem liguei muito pra isso e atualizei a Bios, foi do nada que senti que a Fan agora não trabalha mais com ciclos de rotacão e sim fica ligada 24/7 a uns 60% de sua velocidae (Se um Desktop encomoda com fans de 1.4RPM dentro de uma caixa com filtros embaixo de uma mesa, voces imaginem um notebook com a fan na cara ligada a 60%) !!!
A primeira coisa que eu fiz foi procurar na web a Bios antiga (F.3A) pois não tinha mais cabeca pra trabalhar com aquela maquina barulhenta, e quem diz que eu encontro no site da Hp ?? (A Hp expurgou a Bios F.3A da web, não era possivel achar em nenhum lugar isso,nem em sites de terceiros nem com amigos nem com ninguém), e como eu sou um cara meio chato nestas coisas, eu resolvi deletar do HD e nem fazer backup disso pois é uma seguranca (Vai que algum tonto sei lá porque execute isso e vai saber !!) pois o notebook as vezes outros usam fora que tinha no site da Hp pra pegar qualquer hora !!!
Erro meu, precisei trabalhar com ele barulhento por um bom tempo, fora que a temperatura não era ideal pelo ruido que estava fazendo, e como eu sempre sonhava em um dia dar um upgrade na memória e instalar um modulo de Bluetooth nesse modelo e aplicar uma AS Ceramique nele eu resolvi desmontar o modelo..
Foram 12Horas pra conseguir chegar até o Cooler, digamos que depois que você remover o ultimo parafuso que é o da MB você remove ela e tem acesso ao Cooler que ainda tem 5 parafusos pra chegar exatamente ao X do problema...
Bem feliz eu removi os adesivos velhos (Fiquei expantado com a espessura do elastromero da Gpu) e depois de aplicar aquela quantidade especifica de pasta termica(a lamina somente) coloquei o cooler com todo carinho do mundo pra não fazer HoXta(Dies de ambos sem protecão(Expostos)) remontei todo o notebook como todo brasileiro de bem tem direito com os flats e teclado, painel e tudo + e dei a partida no windows velho de guerra...
Como nas epocas dos Desktops passados eu sai pra tomar um belo copo de água e voltando com a cara de felizão(Trabalho completo) soltei Orthos e joguei um filme em 1920x1080 e executei o Everest, e pra minha surpresa a Gpu estava na casa dos 95Graus e o processador um pouco + frio, foi ali que somente deu tempo de puxar o trafo do notebook da tomada e falar aquela palavra magica, mas que Mer..... !!
Digamos que eu fiquei uns dias sem pensar naquilo, pois eu não tinha a minima ideia do que estaria acontecendo, a unica coisa que poderia estar acontecendo era do Cooler não estar interfaceando com a Gpu, pois as temperaturas eram de um quase Die exposto e sem nada..
Depois de tirar o peso da cabeca eu novamente com toda a calma do mundo desmontei tudo de novo(Ai membrana e flats !! "Depois eu explico"), e verifiquei com calma tudinho passo a passo, e limpando o excesso de pasta termica dos componentes eu resolvi fazer o teste do carimbo mas sem pasta termica, peguei a MB apoiei encima de um objeto alto e com ajuda de uma luz observei a interface da Cpu e da Gpu..
Os resultados foram claros como a luz que deu pra ver de cada componente, aqueles transistores de potencia tinha um pequeno flagzinho e realmente necessitavam de um adesivo termico como o rosinha que vinha com eles, a Cpu quase nem precisava daquele adesivo em forma de papel aluminio, batendo com os testes que fiz usando pasta termica convencional no primeiro teste..
Agora a minha maior surpresa realmente foi a GPU !!! Sinceramente, eu já me assustei com muita coisa nessa vida, mas o que eu vi foi de cair da cadeira e de precisar abandonar tudo e ir dormir !! digamos que daria pra pegar umas 30 folhas de oficio, cortar em forma de fita de uns 3cm e passar as 30 ao mesmo tempo pelo vão que existia entre o DIE e a base do cooler...
Como eu não tinha muitas ideias na hora eu pensei em fazer uma mistura de pasta termica com elastromero, peguei aquele quadradinho e piquei e comecei a prensar com intervalos de pasta termica, até formar uma bola bem umida e bastante flexivel, apliquei ela e montei o cooler com todo cuidado e assim todo o notebook novamente, com o trabalho acabado liguei o velho windows e seguindo os mesmos passos passados tirei 90Graus sem nada encima do Everest, eu nem extressei a Gpu pois não tinha porque...
Desliguei a arapuca e deixei, já não tinha mais ideia do que fazer, no outro dia bem cedo pensei na velha ideia do Xbox360, de usar alguma coisa pra colcoar pressão exatamente no DIE, pra isso desmontei tudo de novo a brincadeira(Ali eu já estava com tanta pratica que já sabia exatamente onde ia cada parafuso..) e exatamente encima da base da Gpu no heatpipe do cooler eu coloquei uma borracha de vinil cortada (@1cm) e colei com cola, e novamente remontei tudo como no passado, mas desta vez deixando o teclado de fora e testando o sistema com o painel de lado só pra ligar(Ai meus flats(Explico depois)) e testei as temperaturas que já estavam mais baixas na casa dos 85Graus com a Gpu em 100Mhz, onde que bastava eu colocar pressão encima da MB pra ver as temperaturas simplesmente despencarem de 85Graus para miseros 60.59,58 e por ai abaixo...
Nesse meio tempo eu já estava um pouco + empolgado, pois já tinha algumas saidas, e tambem estava a espera de alguns adesivso termicos da implastek que meu amigo bruno correia estava procurando pra mim no rio afim de tentar salvar o Hp das malditas temperaturas do Nv44, foi ai que eu resolvi esperar mesmo com as temperatuars altas e tentar os adesivos..
Chegado eles eu coloquei a mão na massa e senti que precisaria empilhar umas 3x eles para conseguir a espessura correta da maldita distancia da base para o DIE, e foi isso que eu fiz sem sucesso algum(Eu vi a Fan rotar ao extremo com o X2 em @85Graus e ver o notebook desligar !!), e nessa etapa eu já tinha desistido da ideia de usar os adesivos pra alguma coisa...
Como consegui contornar os problemas ???
Deixando o notebook desmontado por algum tempo resolvi usar solucÕes que mesmo na epoca dos Desktops eu já usava, de pegar fios de aluminio usados em telefonia e colocar pressão atravez de oricios presentes nas extremidades do cooler..
E foi exatamente isso que eu fiz !!
Usando algumas alicates e alguns pedacos de fios eu apliquei pasta termica e aparafusei certinho o cooler, depois dando uma volta com os fios no heatpipe do cooler eu aplicava pressão nas extremidades atravez dos fios trazendo o heatpipe pra perto da MB e aplicando pressão como se fosse um parafuro(Um não, varios, pois usei diversos fios em diversos orificio..)..
No final, você só enchergava um emaranhado de fios passando por cima e por baixo do Nv44, se você colocasse a MB no escuro e com um feixe de luz, conseguiria ver como que o cooler estava exatamente encaixado encima do DIE..
Remontando o baile logo na primeira passada dava pra ver as diferencas, a Gpu inicializava na casa dos 5X graus !!
Problemas resolvidos ??? Ainda não, tinhamos a Bios F.3D que atrapalhava muito a usabilidade do notebook, pois o ruido era tanto que mal dava vontade de trabalhar com o computador, e como no meu caso ele é objeto de trabalho/pesquisa/estudo eu ficava impossibilitado de outras alternativas, e foi ai que totalmente indignado eu mandei um email para a Hp, segue abaixo o email :
| Citação: |
problem description : Meu problema tem a ver com respeito a atualizacao de BIOS feita pela empresa, onde que a fan do cooler do meu modelo (Dv6125SE)não desliga mais...
A versão que eu atualizei foi a F.3D, tentei procurar a antiga a F.3A mas ela não esta mais disponivel no servidor de Ftp...
Para solucionar a minha duvida basta me conseguir a BIOS F.3A do Dv6125SE e mandar para meu email saco_de_p@ncada_da_hp.com que estarei agradecido...
Obrigado...
Isso em mandei em 18.02.2008 00:37:55 BRAZIL
Olha quando o email chegou :
la_brazil_psg_br_pt@mail.support.hp.com 27/02/2008 08:24
Prezado Raffael
Agradecemos por escrever ao Suporte por E-mail do Centro de Soluções da HP Brasil.
Informo-lhe que esse produto não foi lançado no Brasil, e portanto não temos como prover suporte técnico para problemas relacionados a ele. Por este mesmo motivo, a Rede de Serviços Autorizada HP do Brasil também não efetua reparos nesse equipamento.
Para obter informações e suporte para esse produto, entre em contato com o suporte técnico do país de origem. Para obter os contatos com o suporte do país de origem do equipamento, acesse o "link" abaixo:
http://welcome.hp.com/country/us/en/wwcontact.html
|
Reparem em um detalhe,
alguém pediu por acaso suporte para reparos neste modelo ?? Foi ali que eu senti que realmente a coisa era muito mas muito mais seria do que eu pensava, provavelmente deveria existir um Recall internacional muito mas muito forte para todos os modelos, pois não tem BR nem com alguns S/N, é geral mesmo, o nome já diz tudo, Dv6000 series, e usando só a palavrinha magica F.3A já consegui sentir na primeira pagina do Google o tamanho do problema da Hp, era Recall Internacional na bomba !!!
Pesquisando por Hp F.3A
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Hp+F.3A&btnG=Pesquisar&meta=
Olhem o link do Recall(Jogo que a maioria já deve conhecer...)
http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01118307&lc=pt&cc=pt&dlc=pt&product=3224049
Como diz a primeira linha "A HP identificou um problema de hardware em alguns PCs Notebook HP Pavilion dv2000/dv6000/dv9000" na verdade não é bem problema, pois é um erro de engenharia de projeto, e o Cooler não chega a ser um hardware com vida real, pois ele é um componente com a funcão de dissipar energia, e não tem real utilidade em funcionar ou não, por isso o Hp não tem problema em termos de defeito e sim puramente de um ERRO de projeto !!
Agora sejamos humanos, quem aqui nunca importou nada ?? Por acaso é pecado
você importar um produto vendido somente lá fora que não tem previsão de vendas aqui e não tem acesso ao recall ?? Que mal tem eu comprar um alienware que só é vendido lá fora e ficar sem suporte de um erro de projeto ??
Se coloquem no meu lado, eu investi grana pra anos e não pra 1ANO, agora eu como consumidor vou precisar pagar pelo erro de uma empresa somente porque não comprei o produto em uma loja nacional ?? eu tenho os comprovantes de pagamento, eu não roubei nada de
ninguém, paguei exatamente o valor que a Hp exigia no modelo, agora porque não vão substituir o meu modelo por um sem erros ??
sério pessoal, não vou + chorar, isso
infelizmente não tem mais volta, mas vou falar algumas coisas pra voces :
Primeiro a Hp pega os modelos com problemas(Quando o consumidor realmente sabe que aquilo
está bixado), troca a MB e monta tudo novamente atualizando o modelo com a F.3D que vai garantir um tempo bem longo, até lá qualquer pra ele dar problema o cliente já vai ter trocado(Epoca como um Notebook com um Pentium I hoje !!)..
Todos os modelos que foram pro recall voltam com temperaturas mais baixas pela fan ligada 24/7, e a MB vem nova e com um tempo X maior de vida util o que vai garantir que a Hp consiga se livrar desse problema pelo menos na relacão de tempo..
Pra voces o que seria correto da parte da Hp ?? dar um Fix temporario a longo prazo no problema ou realmente substituir os modelos com erro de projeto por um notebook limpo de problemas ??
Pois é, eu sou do lado de um notebook novo(Errou vai pagar, que se lasquem o lucro minimo !!), é assim que uma grande empresa como Hp com longo tempo de mercado deveria pensar, mas pensa ??
E como eu fico em Dona Hp ??
Pra quem ainda ficou encucado quando eu falo em Gpu sempre e não em Chipset, é porque estes Dv6k AMD trabalham com Gpu(Unidade de processamento grafico) e Chipset(Chip de Sistema) separados (Diferente das solucÕes MCP(Processadores para comunicacão de Midias)), onde que abaixo existem a identificacão dos Chips :
Chipset (Fica embaixo do mouse(Por isso que ele esqueta as vezes.. (Seu nome comercial é Nforce 430)))
S6060422 0624A3
S TAIWAN
GN9416.1
NF-G430-N-A3
Aqui uma foto galera do Chipset pra voces terem uma ideia do que estou falando(A foto não é minha !!), reparem como ele fica exatamente embaixo do mouse
Ali a placa de rede Wifi que pode ser facilmente substituida por uma de melhor qualidade, aqueles cabos passam por baixo do teclado e por traz do LCD, e são soldados em pequenas anteninhas que ficam dispostas na ponta do LCD perto dos microfones..
Chipset de video (Fica entre as teclas F1-F4 do teclado, virado pra baixo, é esse o chip problematico da historia que estamos falando !!)
N44305.00
NF-G6150-N-A2
Uma foto abaixo dele (Essa foto é minha !!), reparem os orificios que eu comentei..
Ambos os Chips possuem a Interface BGA(Ball Grid Array ou grade de esferas para ficar melhor entendivel), o que anda acontecendo é que a temperatura da solda é feita na casa dos 180Graus, e os chips(O Nv44 mais exatamente) esta esquentando tanto que chega(esta chegando) em na maioria dos casos a desoldar algumas esferas que inutilizam o componente como toda a placa mãe do sistema !!
Traduzindo isso em meio termo (A Hp pensa que nós consumidores somos o que afinal ???)
Sem marmelada, mas agora eu vou contar a minha historia..
Dv6125SE é o meu primeiro notebook, eu passei quase meio ano Setembro/2006 até Marco/2007 analizando muitos modelos(Pra não dizer quase todos) até encontrar um que estivesse na altura das minhas especificacões...
Digamos que eu analizei desde a altura até a autonomia do modelo, e jamais imaginei que eu estaria correndo tanto perigo em comprar um notebook de uma das maiores empresas do ramo de computadores da historia da computacão !!
Falando
sério, eu não tinha ideia de que o proximo item que vou precisar colocar na lista vai ser (- Procurar no google por defeitos do modelo) de uma empresa como a Hp...
Em outras palavras RAPIDAS(Eu não vejo no mapa o dia que eu vou encontrar a mesma quantidade de dinheiro que deixei pra Hp) pra conseguir comprar um outro computador..
Eu comprei o Dv6125SE pensando em Anos e não em meses, queria gozar de um produto em que aquele 1Year fosse como sempre foi a maior parte dos hardwares que eu comprei como detalhe e não como condicão decisiva...
Querem me ajudar ?? Não comprem mais produtos dessa empresa, procurem dar mais valor a empresas com nome como IBM,Sony,Asus que realmente valem o que cobram por seus bons produtos !!
Eu estava entre 2 Sonys e 2 Asus e um Hp, a Hp só me convenceu pela bateria de 12cell de 95W, eu deveria ter pago os 1400 dolares do W5FE e ter pelo menos me contentado em primeiro plano com 512Mb de RAM(Nunca imaginei o poder da M$ com o Vista...)
É isso galera, pra terminar o baile só + um detalhe..
alguém lembra da membrana ?? e dos Flats ??
Pois é, depois de tanto tirar e colocar eu consegui quebrar os flats do painel frontal !!! e a Hp não tem suporte e não vende estas coisas !! (Essa empresa NUNCA +, NUNCA + MESMO), onde
infelizmente hoje eu trabalho com o modelo em Standby(25Horas na bateria), e com o painel frontal desligado (Eu só não posso deixar o SO travar...)
Eu cheguei a ter problemas com a membrana no teclado, ela foi dando mal contato e eu tive que desmontar todas as teclas(NUNCA MAS NUNCA DESMONTEM ELE !! PELO AMOR DE DEUS PAI !!), e depois de muito testar a membrana eu descobri que de tanto tirar e colocar o teclado os grampos do conector comeram o contato da conexão da membrana, bastou desbastar com a membrana pra salvar o teclado(125 Dolares..)...
Por enquanto eu ainda estou com ele meio de molho só no basicão, eu só tenho o notebook agora...
alguém sabe onde eu posso conseguir os flats fora o mercado livre ?? Eu fechei com um cara somente um por R$50.00 o que vai me garantir som,microfone e Power/on o que vai me dar mobilidade extrema novamente, onde que o segundo flat é pro painel frontal, então esse pra agora eu nem quero mesmo (Não gostei de tanto led ligado nele mesmo...)..
Há, é terrivel montar o teclado, as teclas não ficaram 100% exatamente como antes, por isso cuidem bastante na hora de desmontar ele, pois os flats e a membrana com o tempo vão se deteriorando.. (Eu desmontei ele umas 20x calculo até conseguir arrumar as temperaturas)..
Há, eu consegui a Bios F.3A em um site por ai de downloads, deu medo de tentar algo do nada, vai que não chegasse a ser exatamente pra ele, mas foi, agora a fan trabalha com jatos de tempos em tempos e o modelo trabalha bem mais quieto, claro com temperaturas mais altas, Gpu oscila entre 70-80Graus com ou com sem jogos encima, pois quando joga ela fica 100% ligada e dai ele nunca passa de 80Graus, isso no verão a quase 40Graus..
Lembrando que quando eu falava de pasta eu falava sempre de implastek branca que
você encontra em qualquer lugar....
Hp é uma BOMBA, eu hoje vejo a Acer com outros olhos e com vontade de experimentar, pois todo mundo tem nunca da problema e duram que é uma maravilha
HP NUNCA +
Valeu e sorte ai pra quem esta nos problemas que nem eu aqui mesmo tendo pago uma PAULADA ALTISSIMA por uma PORCARIA como essa !!